Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Data de Publicação
09/01/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
18 páginas
Nível
Para todos
Consultado
10 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

A importância da motivação no processo de aprendizagem

  1. Introdução
  2. Técnicas motivacionais
    1. Motivação e necessidades
    2. Motivação e valores
    3. Valores no âmbito da família
  3. Motivação: abordagem geral
  4. Motivação no processo pedagógico
    1. Fatores emotivos
    2. A relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem
  5. Conclusão
  6. Referências bibliográficas

Esta monografia tem como objetivo tratar da motivação na relação pedagógica. Pretendo mostrar como a motivação influencia no desempenho e rendimento dos alunos.
Este estudo se justifica porque compreender a motivação humana tem sido um desafio para muitos administradores e até mesmo psicólogos.
Várias pesquisas têm sido elaboradas e diversas teorias têm tentado explicar o funcionamento desta força que leva as pessoas a agirem em prol do alcance de objetivos. Analisando as enquetes a respeito do assunto percebemos que existe ainda muita confusão e desconhecimento sobre o que é e o que não é motivação. Vemos ainda que a motivação é quase sempre relacionada com desempenho positivo.
Muitas vezes, uma pessoa sente-se levada a fazer algo para evitar uma punição ou para conquistar uma recompensa. A iniciativa para a realização da tarefa não partiu da própria pessoa, mas de um terceiro, que a estimulou de alguma forma para que ela se movimentasse em direção ao objetivo pretendido. A pessoa não teria caminhado em direção ao objetivo caso não houvesse a punição ou a recompensa. As pessoas podem, também, agir levadas por um impulso interno, por uma necessidade interior. Neste caso, existe vontade própria para alcançar o objetivo, existe motivação, que pode ser transformada em movimento permanente por meio de uma determinada estimulação. Aliás, é isso que as organizações produtivas buscam. Porém, na maioria das vezes, o que se vê é a aplicação de técnicas de estimulo ao movimento imediatista. O movimento é uma situação passageira. Só dura enquanto persistirem os estímulos que o geraram. Além disso, a eliminação dos estímulos normalmente provoca insatisfação e um comportamento indesejável.
Neste sentido, faz-se necessária a presença da motivação nas instituições de ensino, não só motivação dos alunos, mas também motivação de professores e profissionais envolvidos no processo educativo, a fim de que obtenhamos maior prazer em aprender e melhores resultados na hora de ensinar. Alunos motivados, mostram melhores desempenhos; professores motivados, demonstram maior envolvimento.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] Faz-se necessário cuidar da motivação extrínseca nas tarefas rotineiras e à base de memória, e a motivação intrínseca nas tarefas de aprendizagem conceptual, resolução de problemas e criatividade. É preciso partir da própria experiência para chegar à formulação de princípios e leis. Isto consegue-se quando se inserem ocorrências, fatos e situações ocasionais da vida real dos alunos no desenvolvimento do tema correspondente; quando se relaciona o que se ensina com a realidade circundante vivencial para o aluno; quando se parte de fatos ou acontecimentos da atualidade que têm grande relevância; quando se utiliza a experimentação, etc. [...]


[...] Por isso se toma necessário conseguir que os alunos reconheçam o valor que tem cada matéria, tanto a nível pessoal como social MOTIVAÇÃO NO PROCESSO PEDAGÓGICO Dar uma aula é uma prática de comunicação entre professor e alunos, não é simplesmente uma questão de falar, nem de falar bem. Mais do que uma simples mensagem intelectual, é um recado emocional. A ligação emocional entre o professor e a turma faz-se exatamente através do primeiro momento, das primeiras palavras proferidas. É no contacto inicial que se capta e retém a boa vontade dos alunos e se cria a empatia. [...]


[...] Muitas vezes o motivado absorve valores e necessidades dos outros, aperfeiçoando-se como pessoa Valores no âmbito da família No âmbito familiar, quando os valores prioritários são os valores ou bens materiais, como ocorre em amplos setores da sociedade atual, ou quando os valores se confundem com os desejos ou as apetências de um ser humano, a descoberta de verdadeiros valores humanos tem uma grande importância para a motivação da vontade humana. Isto porque a motivação humana remete sempre para valores humanos verdadeiros, materiais e espirituais - sempre que os primeiros sirvam aos segundos e não ao contrário. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

Espaços de educação infantil: de importância da implantação de brinquedotecas

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo dirigido   |  02/07/2007   |  BR   |   .doc   |   65 páginas

A Relação Entre a Escola e a Família e suas Implicações no Processo Ensino-Aprendizagem

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  08/12/2010   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Mais Vendidos educação

A importância da sala de recursos para a educação inclusiva

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  17/07/2007   |  BR   |   .doc   |   39 páginas

A música na educação infantil: saberes e práticas

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  16/01/2007   |  BR   |   .doc   |   10 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.