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A importância das políticas governamentais nos movimentos de interação e inclusão

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
CASTELO BRANCO

Informações do trabalho

Armênio C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
24 páginas
Nível
Para todos
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Inclusão versus exclusão
  3. Escola e democracia
    1. A construção de uma sociedade inclusiva
    2. Escola inclusiva
  4. A inclusão na educação infantil
  5. Moviemnto de integração e inclusão de portadores de necesidades especiais
  6. Conclusão
  7. referências Bibliográficas

Esta monografia se propõe a investigar a importância dos movimentos de inclusão e integração.
Neste sentido questiona-se: por que é importante incluir o aluno especial no Ensino Regular?
A presente pesquisa tem por objetivo demonstrar as dificuldades encontradas na inclusão do aluno especial na escola comum.
O estudo se justifica pois as transformações e exigências do mundo atual requerem mudanças da escola, para que a mesma possa oferecer aos seus educandos qualidade de ensino a que têm direito.
Assim, para que cada escola possa melhorar seu trabalho em direção a um ensino de qualidade e inclusivo, é preciso repensar e ressignificar a escola dentro do novo contexto social.
Dessa forma, a Educação Inclusiva torna-se um instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o que faz urgente identificar as causas que estão favorecendo a exclusão de grande contingente populacional sabendo-se que o princípio da equidade reconhece a diferença e a necessidade de haver condições diferenciadas para o processo educacional, tendo em vista a garantia de uma formação de qualidade para todos.
Acredita-se que a "integração real" das crianças especiais sempre foi vista, sobretudo pela sociedade e pelas políticas públicas, como algo assistencial e caritativo.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] A definição sobre o que é e o que não é educação especial, em que sentido se justificou uma forma especial de entender e produzir uma educação para todos e para determinados sujeitos; alunos com deficiência, seja ela mental, auditiva, visual, motora, física, múltipla ou decorrente de distúrbios invasivos do desenvolvimento, além das pessoas super-dotadas que também têm integrado o alunado da educação especial. Tem-se falado em especial porque se parte do princípio de que os sujeitos educativos são especiais, no sentido de deficientes, impondo uma certa restrição, um corte particular da educação. [...]


[...] Porém, na mesma sociedade que exclui, surgem movimentos pró-inclusão, liderados pelos mesmos grupos de excluídos, como é o caso do movimento de luta dos portadores de deficiência, das mulheres, dos homossexuais, etc.e por outros grupos interessados na conquista e garantia nos direitos explicitados nas constituições. Nos movimentos pró-inclusão destacam-se a Conferência Mundial de Educação para Todos e a Conferência Mundial de Salamanca, explicitados no item políticas públicas. O movimento de inclusão nas últimas décadas tem tomado força, e é nesse sentido que atualmente, diante da [ . [...]


[...] O movimento de integração social, que teve início a partir do final da década de 60, procurou inserir os portadores de necessidades especiais nos sistemas sociais gerais, como a educação, o trabalho, a família e o lazer. A integração tem por objetivo inserir o portador de necessidades especiais na sociedade, desde que ele esteja de alguma forma capacitado a superar as barreiras físicas, programáticas e atitudinais nela existentes. Constitui um esforço unilateral da pessoa deficiente e seus aliados no processo, para alcançar padrões de normalidade estabelecidos pela sociedade vigente. [...]

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