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A importância do papel do supervisor para a interdisciplinaridade na escola de ensino fundamental

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
39 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O que é interdisciplinaridade
    1. Conceitos e definições
    2. A questão da interdisciplinaridade no ensino
    3. Concepções atuais de interdisciplinaridade
    4. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro
    5. Educação no Brasil anos 60 - ou pacto do silêncio (1985)
  2. O papel do supervisor na interdisciplinaridade
    1. Características da supervisão moderna
    2. Objetivos da supervisão
  3. Encaminhamento metodológico
    1. Método
    2. População-alvo
    3. Discussão dos resultados
  4. Algumas sugestões de aula interdisciplinar
    1. Tema gerados : solo
    2. Plano de aula
  5. Conclusão

Tendo em vista as dificuldades que os professores encontram neste momento de novos paradigmas na educação, principalmente quando existe a orientação para que se trabalhe com a interdisciplinaridade e buscam na pessoa do supervisor, um apoio técnico de "como" e "quando" devem trabalhar juntos; sentiu-se a necessidade de levantar dados bibliográficos e de experiências a respeito do assunto, para adquirir maior embasamento ao sugerir aos professores.
O que se pretende com este estudo é avaliar como estão sendo trabalhados temas interdisciplinares e levantar subsídios para montar programas de interdisciplinaridade com disciplinas comuns, que possam auxiliar o professor em sala de aula.
Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia será a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo (entrevistas direcionadas com escolas que trabalham de forma interdisciplinar) e a elaboração de planos de aulas da forma interdisciplinar para fornecer aos professores como sugestão.
Sem a pretensão de esgotar o assunto, espera-se que seja um ponto de partida para a continuação de estudos futuros.

[...] III ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO 3.1 Método Para este estudo foi realizado a aplicação de um questionário direcionado às supervisoras e professores de escolas públicas da cidade de S.José, conforme anexo I População-alvo Este questionário destinou-se a professores de 1º grau, de 1º série (Ciclo Básico) até a 8ª série do ensino fundamental que estivessem implantando ou já tiveram experiência com a interdisciplinaridade Discussão dos resultados De acordo com as respostas obtidas, uma maioria de 19 professores responderam, que não deu certo pois todos estão muito presos a horário, plano de aula, programa anual, etc responderam que a escola adotou a interdisciplinaridade, porém de forma gradativa, sendo que uma vez por semana ou quando necessário até duas, os professores adotam o tema gerador, planejam e executam juntos sobre o mesmo. [...]


[...] Transdisciplina Resultado de uma axiomática comum a um conjunto de disciplinas (ex.: Antropologia considerada como ciência do homem e de suas obras?, segundo a definição de Linton) Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro No primeiro estudo, publicado em 1979 e nele FAZENDA apresenta uma pequena síntese das concepções sobre interdisciplinaridade no ensino levantadas na época, desde uma análise empírica proposta por Heinz Heckhausen, até uma análise formal por Boisol, ou sócio-antropológica por Jantsch, para em seguida analisar o dado sob uma perspectiva filosófica. [...]


[...] Isso quer dizer que a sua produção e reprodução é fato cotidiano, localizado no tempo e no espaço da vida dos homens: ma questão dentro da vida e da morte, do prazer e do sofrer Milton José de Almeida O professor Carlos Alberto Faraco O texto em sala de aula, p. 19) elenca Redações-tortura como uma das sete pragas do ensino de Português. Ele chama de pragas certas atividades rotineiras, chatas, contusas, desvinculadas da realidade do falante. Escrever é muito mais do que dominar os códigos convencionados à língua mãe, sua ortografia e gramática. [...]

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