Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A música como uma linguagem do conhecimento

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
faculdade...

Informações do trabalho

Roseli Maria Da Cruz G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
12 páginas
Nível
Para todos
Consultado
760 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
2 Avaliaçao cliente
3
escrever um comentário
  1. A música como uma linguagem do conhecimento

O presente artigo tem por objetivo,levar à sala de aula a música e destacar a importância da mesma como uma forma de linguagem do conhecimento, resgatando as raízes culturais, através da música afro-brasileira, seus rituais, costumes, comida, dança, religião e o preconceito. Buscando através da linguagem musical, as formas sonoras capazes de expressar sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio;voz, ritmo e movimento. Foram abordadas questões sobre preconceito racial, costumes, crenças, a música e a dança do negro. Inseriu-se cd's contendo música e sons referentes ritmos dos instrumentos, sendo trabalhadas através de transparências, textos que refletiram a cultura brasileira e as bibliografias de Chiquinha Gonzaga. Em seguida, aplicaram-se questionários sobre o tema abordado. O objetivo era reconhecer a importância da música como uma linguagem do conhecimento. Desse modo, concluiu-se que todos os participantes gostam de música, têm preferência musical, como o rap, o samba, o reggae. A maioria prefere outros estilos musicais, mas a maioria não conhece a música afro-brasileira. Disseram que a música contribui para o conhecimento da nossa história, que existe sim preconceito musical, e que o estilo das músicas não devem ser só para os brancos, mas também para os negros.

[...] Considerações Finais Diante das análises dos dados apresentados, podemos reconhecer a importância da música como uma linguagem do conhecimento. Identificando assim, que 100% dos participantes entrevistados gostam de música. Quanto à preferência musical, dos 100% dos participantes entrevistado obtiveram-se diversas opiniões, sendo que preferiu o rap o samba e 65% preferiram outros estilos de músicas. Dos 100% dos participantes entrevistados disseram que através da música podemos conhecer a nossa história e dos participantes disseram não, que através da música não podemos conhecer a nossa história. [...]


[...] O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1994), apresenta de modo bem explicito a qualidade do trabalho que vem sendo realizado junto aos alunos das classes infantis, nas escolas, constatando uma grande defasagem entre o que se realiza na área da música, caracterizando atividades de reprodução e de imitação; as bandinhas, que, quase sempre só acompanham e repetem sons, e os reais objetivos que deveriam estar voltados à criação, à elaboração e à apreciação musical. A música existe para sonhar, para dançar, para a alegria e a tristeza, para enaltecer um povo, música se aprende desde que nasce, ouvindo. [...]


[...] Uma vez, que a música tem expressão por meio de sons, uma obra que ainda não tenha sido interpretada só não existe como música na mente de um compositor que a concebeu. O momento de interpretação é aquele em que o projeto ou a partitura torna-se música viva. Além disso, a interpretação é importante na aprendizagem do aluno, pois tanto o contato direto com ela quanto a sua utilização como modelo possibilita dos alunos construírem os conhecimentos da música. Os sentimentos não podem ser interpretados à sua natureza, mas podem em sua função, influenciar, contagiar e modificar reações na maneira de pensar, de sentir e de agir: Assim, é vasto o efeito da música sobre as emoções e desejos do homem e os pesquisadores estão apenas começando a suspeitar-lhes da extensão da influência até os processos, puramente intelectuais e mentais. [...]

Estes documentos podem interessar a você

A música na educação infantil: saberes e práticas

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  16/01/2007   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Explorando a música na educação infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  22/01/2007   |  BR   |   .doc   |   2 páginas

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas