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Creche: assistência ou educação

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
25 páginas
Nível
Para todos
Consultado
10 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. História da educação infantil: abordagem sobre as creches
    1. Os caminhos da educação e do cuidado infantil a importância das primeiras creches
    2. A importância da educação e do cuidado infantil
  3. Proposta pedagógica e prática o educador na creche

Considerando que a arte de educar e de cuidar são características inerentes à raça humana, e que desde sempre houve essa preocupação em cuidar e educar as pessoas desde cedo, ou seja, desde a infância, é que se torna importante essa pesquisa, pois aqui a preocupação sobre a educação e o cuidado infantil se fez presente ao longo de todo o estudo. Como se objetivou apresentar a importância da educação infantil, bem como dos educadores dessa faixa etária, procurou-se, primeiramente, apresentar, como elo para a introdução da pesquisa, a história da educação infantil, enfatizando os caminhos que ela atravessou até hoje para se constituir no processo de educação mais importante para o ser humano. Deste modo, presenciou-se também, além de sua importância, a diferença entre o cuidar e o educar, o que mostra especificamente a educação infantil nas creches, assim, apresentando o objeto real de análise para a pesquisa. Contudo, fez-se também necessário apresentar as propostas pedagógicas e práticas para o educador na creche, o que caracterizou e especificou ainda mais a importância desse local para a inserção da criança no mundo social e também na instituição escolar, posteriormente.

[...] E aqui se encontra a diferença, ou mesmo o que funde a educação ao cuidado com a criança. Por essas razões, e com a mudança do conceito de creche, atualmente as creches e escolinhas infantis querem dispor de autonomia para poder apresentar suas próprias formas de cuidado e de ensino para com a criança: Hoje, na educação infantil, o debate centra-se na autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade. [...]


[...] A creche deve ter uma parceira na criação dos filhos dos cidadãos e nunca uma adversária, uma competidora que faz mais, ou melhor, pela criança, e isso só será possível se esta escolha for realmente uma opção consciente DIFERENÇA ENTRE CUIDAR E EDUCAR No Brasil a educação infantil tem sido encarada de diferentes formas: como função de assistência social, tendo a função sanitária e ultimamente vem tendo também a função pedagógica. No Brasil, com a nossa economia capitalista, pode-se afirmar que se têm dois tipos de educação infantil, constituindo um sistema educacional que tem por objetivo, reforçar na criança desde a sua mais tenra idade, a exclusão e a injustiça social: a educação infantil dos pobres e a educação infantil dos ricos. [...]


[...] Para o professor de escolinhas ou creches, a educação infantil ainda se torna mais superficial porque ele lida com a arte de educar e o instrumento que ele utiliza para isso é a ciência da educação, do ensinar. A pedagogia, por sua vez, está engajada em um método, uma maneira de ordenar, disciplinar a ação pedagógica segundo pressupostos teóricos. A criança recebe a escola como seu segundo grupo social, pois o primeiro grupo, obviamente, é o familiar. Neste, a criança pode iniciar o processo de construção do conhecimento sobre a língua que fala, os hábitos de higiene e de alimentação, as normas de comportamento, etc. [...]

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