Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Crise de paradigmas na educação

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
outros
Faculdade
FAGEP

Informações do trabalho

Patricia A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
35 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Crise de paradigmas na educação
    1. Escola aprisionada em um paradigma que impede a arte do pensar
    2. Situando a crise de paradigmas na educação
  3. O pensar como necessidade humana
    1. Contextualização filosófica
    2. Necessidade do pensar para o sujeito
  4. Desafios para a construção de uma escola promotora de conhecimento
    1. Psicopedagogia auxiliando na arte do pensar
    2. O nascimento da inteligência: base para a capacidade de pensar na criança
    3. Intervenção psicopedagógica

O pensamento em suas manifestações é presente na vida do sujeito ao longo de toda a vida. Todas as pessoas pensam! Este trabalho tem como principal objetivo entender de que forma a escola interfere neste aprendizado: o de aprender a pensar. O conhecimento se constrói a partir da resolução de desafios e problemas, em meio a um ambiente significativo para o aprendiz, em que possa usufruir de experiências, materiais concretos , jogos, brincadeiras, fundamentar a pratica escolar com teorias sobre o ensinar a pensar.
Em busca deste objetivo esta monografia foi organizada em três capítulos. O primeiro capitulo ?Crise de paradigmas na educação? contextualiza a escola no paradigma no qual esta calcada, as influências do paradigma anterior sobre o ensino, que acabam de certa forma interferindo nas reflexões sobre os conceitos estudados.
O segundo capitulo ?O pensar como necessidade humana? traz um resgate hitorico-filosofico sobre a preocupação com as oportunidades para o pensar ao longo da humanidade. Abordaremos também uma perspectiva curricular e de pesquisa que priorizem o pensar na escola.
O terceiro e último capítulo ?Psicopedagogia auxiliando na arte do pensar?. A psicopedagogia ajudando e auxiliando no aprender a pensar dos alunos, entendendo como a inteligência se processa e sugerindo formas de intervenção psicopedagógica.
Idealizamos uma escola que busque atividades que envolvam as crianças em uma efetiva construção de conceitos que serão captados no pensamento de nossos educandos ?o pensamento é um objetivo importante da educação, e que as escolas devem fazer tudo que podem para das oportunidades de pensar? (RATHS,1977, p.18)

[...] atividades que envolvam as crianças em uma efetiva construção de conceitos que serão captados no pensamento de nossos educandos pensamento é um objetivo importante da educação, e que as escolas devem fazer tudo que podem para das oportunidades de pensar? (RATHS,1977, p.18) CAPITULO I - CRISE DE PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO 1.1 Escola aprisionada em um paradigma que impede a arte do pensar A escola é caracterizada por ser um espaço de integração entre as crianças, a sociologia diz que a escola assume o papel de socialização secundária, sendo a família a primeira. [...]


[...] ?Enfatiza-se os processos, a gestão da formação e da avaliação, indo ao encontro do sentido etimológico da educação, ex-ducere, ajudar a sair de, do fundo de si próprio, na ótica da epistemologia ascese ou dialética socrática. Ou seja, pensa-se poder levar os aprendentes até a dúvida total de todas as suas certezas dialética uma vez feita a experiência da ignorância de tudo, ajuda- los a construir, dar a o conhecimento a partir de si próprios maiêutica.? ( ALARCÃO, 2001,p.101) Após a crença na objetividade do conhecimento que caracterizou a ciência moderna, a investigação pós-moderna parte também de uma de uma dialética semelhante, mas mais confiante da realidade empírica. [...]


[...] o fortalecimento do pensar na criança deveria ser a principal atividade da escola e não somente uma conseqüência causal? (LIPMANN p.11) 1.2 -Situando a crise de paradigmas na educação Os educadores indicam que o ensino tradicional e o modelo clássico da escola não mais correspondem às exigências da sociedade atual, dinâmica e caracterizada pela inovação tecnológica: o modelo de currículo organizado em disciplinas dispostas de modo fragmentado, sem correlação ou nexo entre elas, vem sendo repensado e tende a ser substituído, para que a escola se aproxime mais da sociedade e que os alunos se envolvam mais no processo educativo. [...]

Mais Vendidos educação

A ética da educação

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  14/03/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Cronologia educação no mundo no Brasil de 1500 a 2007

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  27/03/2008   |  BR   |   .pdf   |   96 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas