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Determinantes da indústria cultural na formação da criança

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
12 páginas
Nível
Para todos
Consultado
279 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A influência da televisão na educação infantil
  2. Indústrial cultural, educação e televisão
  3. Educação infantil, cultura e televisão
  4. Conclusão
  5. Referência bibliográfica

Esta monografia objetiva analisar se a violência física e psicológica permeia, com maior ou menor intensidade, quase todos os gêneros de programas infantis. Objetiva ainda discutir a influencia da TV na Educação Infantil; demonstrar as causas da influencia da TV na vida Escolar; discutir as vantagens e desvantagens da TV na Educação Infantil.
Com o surgimento de programas destinados a um público infantil, e com a necessidade das mães (antes reduzidas à função doméstica) saírem de casa para trabalhar, ocorreu toda uma mudança cultural e social dentro dos lares: a TV se transformou numa babá eletrônica.
Pretende-se através desde estudo demonstrar a influencia da TV na Educação Infantil, analisando os pontos positivos e negativos para seu dia a dia.
A relação entre educação e comunicação é evidente por si mesma. São instâncias que se interpenetram e em determinadas situações se tornam indiscerníveis. A educação afirmação acaciana deve realizar-se através de alguma linguagem, de alguma forma de comunicação. Do mesmo modo, a comunicação, qualquer tipo de comunicação, que é relação entre pessoas (apoiando-se ou não em meios artificiais, para amplificar o alcance do processo), sempre instaura um fluxo educativo, um intercâmbio de valores, que marca educativamente o receptor.
Gadotti (1994) afirma mesmo que educação e comunicação são processos inseparáveis, inerentes à humanização; como instrumentos, não têm um fim em si mesmas e podem ser exploradas tanto para a liberdade como para a manipulação.
Em sentido amplo, a comunicação é sempre educativa. Educação é comunicação, comunicação é educação. Educação e comunicação não podem desenvolver-se isoladamente
Um dado, uma informação começa a ser comunicativos e educativos quando se convertem em local em que se pode participar, discordar, quando estabelecem a possibilidade de diálogo. Isto propicia que o mundo vá adquirindo inteligibilidade - quando, através da relação que se estabelece, as situações, de qualquer tipo, não são apresentadas como fatos consumados que, unidirecionalmente, só peçam a aquiescência. Neste lugar de encontro, a comunicação pode ser mais comunicação, a educação mais educação.
Sendo assim, questiona-se: Qual a influencia da televisão na educação Infantil? Como assegurar o sucesso de tantas crianças que carecem de um adulto como interlocutor, para lhes alimentar a auto-estima, para ajudá-las a administrar o tempo, para assessorá-las em suas dificuldades escolares, para conversar com elas sobre amor, afetividades, sonhos, esperança e sentido da vida?
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] O império da comunicação de massa se deu conta disso e incrementou sua indústria de entretenimento infantil. Desenhos animados, animação de personagens em massinha de modelar, fantoches, crianças apresentadoras de programas . foram surgindo as mais diferentes manifestações na TV voltando a sua mensagem para a criança. Evidentemente, com o passar do tempo, a brincadeira foi ficando séria e a programação infantil pegou carona na realidade social, apresentando novos e perigosos personagens nesse terreno lúdico. Monstros, heróis japoneses, loirinhas sensuais, vilões violentos, super-heróis poderosos), brigas, explosões. [...]


[...] Sendo assim, questiona-se: Qual a influencia da televisão na educação Infantil? Como assegurar o sucesso de tantas crianças que carecem de um adulto como interlocutor, para lhes alimentar a auto-estima, para ajudá-las a administrar o tempo, para assessorá-las em suas dificuldades escolares, para conversar com elas sobre amor, afetividades, sonhos, esperança e sentido da vida? Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. [...]


[...] Partindo disso podemos então discutir o papel da televisão na formação cultural de crianças. Com o advento do neoliberalismo e da globalização do capital, o mercado passou a incorporar todos os segmentos da sociedade sob a lógica do consumo, desde recém-nascidos até idosos, independente de etnia, raça, credo, classe ou gênero. O mercado observa no público infantil um consumidor potencial de mercadorias culturais e não culturais, criando assim condições para se consolidar uma rede de comércio que atenda a demanda de consumo desse novo público. [...]

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