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Estudo das tendências pedagógicas no contexto atual: análise crítica

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
23 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. As tendências pedagógicas
    1. Pedagogia liberal
    2. Tendência liberal tradicional
    3. Tendência liberal renovada progressivista
    4. Tendência liberal renovada não-diretiva
    5. Tendência liberal tecnicista
    6. Pedagogia progressista
    7. Tendência progressista libertadora
    8. Tendência progressista libertária
    9. Tendência progressista ?crítico-social dos conteúdos?
  2. Abordagem educacional
    1. Abordagem tradicional
    2. Abordagem comportamentalista
    3. Abordagem humanista
    4. Abordagem cognitivista
    5. Abordagem sócio-cultural
  3. Apêndice

Fazendo-se um breve histórico sobre essas tendências verifica-se que na escola tradicional as metodologias utilizadas, eram aulas centradas no professor (expositiva, demonstrativa) e exercício de fixação (leitura e cópias). Na Escola Renovada observa-se que a metodologia era presa aos aspectos psicológicos, as atividades centradas no aluno selecionadas a partir de seus interesses e o professor era o facilitador da aprendizagem. Já na escola tecnicista o professor controlava e dirigia as atividades mecânicas de forma rígida e passível de ser programada em detalhes, houve uma supervalorização da tecnologia, sendo esta mais importante e não o professor. Quanto aos alunos, procurava-se reproduzir indivíduos que reagiram aos estímulos de uma forma a corresponder as respostas esperadas. A linha da pedagogia Crítico Social onde os aspectos relevantes é o Social e o Político e a metodologia utilizada vem valorizar principalmente a escola pública que se responsabiliza pelo contato das massas com o saber científico em que o professor é um orientador, mediadora, conhecedor, intelectual e generalista onde o educando passa a ser o centro do processo educacional. Com a implantação de propostas pedagógicas sem um estudo real e aprofundado das verdadeiras necessidades e da situação sócio-econômica regional, vigente no país, na maioria da vezes com resultados não satisfatórios, trazem conseqüências graves a sociedade e aos educadores.

[...] Os princípios, e as normas e as técnicas de ensino são postos em prática através das atividades de planejamento, orientação e controle do processo ensino-aprendizagem. Planejamento: previsão e programação dos trabalhos escolares: características, recursos, objetivos, conteúdo, carga horária, métodos e procedimentos, meios para avaliação e verificação da aprendizagem, bibliografia básica. Orientação: Execução do planejamento. É o que requer mais habilidade do professor, pois, todas as atividades visam a orientar o aluno para alcançar os objetivos propostos. Deve criar situação favorável à aprendizagem, pela motivação através de uma variedade de métodos, recursos e procedimentos. [...]


[...] O conhecimento humano é essencialmente ativo Abordagem Sócio-Cultural Umas das obras referentes a esse tipo de abordagem mais significativa no contexto brasileiro e igualmente uma as mais difundidas é a de Paulo Freire. O fenômeno da preocupação com a cultura popular surge após a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, este fenômeno contribuiu a elaboração de uma verdadeira cultura, a partir de motivação existencial, motivação de trabalho, motivação em termos vivenciais, possibilitando uma real participação do povo como sujeito de um processo cultural. [...]


[...] Apesar das várias possibilidades de um ideário pedagógico pode-se classificar as diferentes linhas ou tendências pedagógicas no ensino brasileiro através de cinco abordagem educacionais, conforme (MIZUKAMI, 1983) que considera a Abordagem Humanista, Abordagem Comportamentalista, Abordagem Tradicional, Abordagem Cognitivista e Abordagem Sócio-Cultural como sendo aquelas que, em situações brasileiras, mais possam ter influenciado os professores conforme sua formação, informações adquiridas por meio de literatura e de modelos a que foram expostos ao longo de suas vidas. Algumas abordagens apresentam referencial filosófico e psicológico, outras são intuitivas ou fundamentadas na prática ou imitações de modelos o que implica em diferentes conceituações de homem, mundo, conhecimento, etc . [...]

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