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Família, crianças e motivação

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
44 páginas
Nível
Especializado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Contexto familiar
    1. O que é família ?
    2. Famílias alternativas
    3. Contexto familiar e aprendizado emocional
    4. Fatores emocionais
    5. Influências parentais no desenvolvimento da criança
  2. O papel da escola no desenvolvimento libidinal da criança
  3. Família e educação
  4. Interferências dos problemas familiares x aprendizagem
  5. Análise das entrevistas

Este trabalho de pesquisa foi elaborado por se acreditar na família e que a sua estrutura e o ambiente em que o aluno está inserido, possa ser um dos fatores que compromete a atenção e o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Levando-se em conta a estrutura familiar, social e as relações estabelecidas entre si e o meio e a forma com que estas relações são feitas, o fator emocional deve ser analisado. Necessário se faz demonstrar o que o aluno que convive com turbulência no dia-a-dia do seu lar, chega ao C.M.E.I., tem potencial cognitivo e social para a aprendizagem e no entanto percebe-se que o seu pensamento está intimamente ligado ao ambiente familiar e as suas emoções o impossibilita dispensar atenção ao conteúdo e a fala do professor. A família, é sem dúvida, uma comunidade de vida, de amor, de acolhimento e os valores adquiridos em casa terão reflexos em todas as instâncias da sociedade e em particular na escola.

[...] Não incluem necessariamente, como na família, os recém-nascidos e os anciãos, o deficiente e o ?normal?. São grupos delimitados e temporários, no tempo e no espaço, com objetivos definidos. A natureza das relações dento de uma família vai se modificando através do tempo. O aspecto mais problemático da evolução da família está, sem dúvida alguma, ligado ao questionamento da posição das crianças como ?propriedade? dos pais e à posição econômica das mulheres dentro da família. Inclui-se aí o questionamento da distribuição dos papéis ditos especificamente masculinos e femininos, e esse é um problema chave para o surgimento de uma nova estrutura social. [...]


[...] verifica antes da criança entrar na escola e ela detém conceitos próprios a respeito do mundo. A criança aprende também com a família, com os meios de comunicação, pessoas do seu convívio e com a escola. Porém, a escola é responsável pela educação formal e sistemática de crianças, jovens e adultos, onde o indivíduo entrará em contato com um sistema de concepções científicas acerca do mundo. Na escola a criança irá aprender de modo diverso daquele a que estava acostumada, ou seja, através da experiência. [...]


[...] Quando a perda do objeto bom, no caso o seio bom quando do desmame, é atenuada e reduz o medo da punição a criança consegue manter a confiança no objeto bom internalizado dentro de si. Apesar da frustração ela conseguirá, no futuro, ter uma boa relação com a mãe estabelecendo relações prazerosas com outras figuras além do círculo familiar, obtendo satisfações que substituirão aquela que é tão importante, que está na eminência de perder quando do desmame. A vida emocional do indivíduo sofre a influência das suas experiências infantis mais primitivas. [...]

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