Ou baixar através de : Permuta

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
28/06/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
44 páginas
Nível
Especializado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

Família, crianças e motivação

  1. Contexto familiar
    1. O que é família ?
    2. Famílias alternativas
    3. Contexto familiar e aprendizado emocional
    4. Fatores emocionais
    5. Influências parentais no desenvolvimento da criança
  2. O papel da escola no desenvolvimento libidinal da criança
  3. Família e educação
  4. Interferências dos problemas familiares x aprendizagem
  5. Análise das entrevistas

Este trabalho de pesquisa foi elaborado por se acreditar na família e que a sua estrutura e o ambiente em que o aluno está inserido, possa ser um dos fatores que compromete a atenção e o desenvolvimento do processo de aprendizagem. Levando-se em conta a estrutura familiar, social e as relações estabelecidas entre si e o meio e a forma com que estas relações são feitas, o fator emocional deve ser analisado. Necessário se faz demonstrar o que o aluno que convive com turbulência no dia-a-dia do seu lar, chega ao C.M.E.I., tem potencial cognitivo e social para a aprendizagem e no entanto percebe-se que o seu pensamento está intimamente ligado ao ambiente familiar e as suas emoções o impossibilita dispensar atenção ao conteúdo e a fala do professor. A família, é sem dúvida, uma comunidade de vida, de amor, de acolhimento e os valores adquiridos em casa terão reflexos em todas as instâncias da sociedade e em particular na escola.

[...] Não incluem necessariamente, como na família, os recém-nascidos e os anciãos, o deficiente e o “normal”. São grupos delimitados e temporários, no tempo e no espaço, com objetivos definidos. A natureza das relações dento de uma família vai se modificando através do tempo. O aspecto mais problemático da evolução da família está, sem dúvida alguma, ligado ao questionamento da posição das crianças como “propriedade” dos pais e à posição econômica das mulheres dentro da família. Inclui-se aí o questionamento da distribuição dos papéis ditos especificamente masculinos e femininos, e esse é um problema chave para o surgimento de uma nova estrutura social. [...]


[...] verifica antes da criança entrar na escola e ela detém conceitos próprios a respeito do mundo. A criança aprende também com a família, com os meios de comunicação, pessoas do seu convívio e com a escola. Porém, a escola é responsável pela educação formal e sistemática de crianças, jovens e adultos, onde o indivíduo entrará em contato com um sistema de concepções científicas acerca do mundo. Na escola a criança irá aprender de modo diverso daquele a que estava acostumada, ou seja, através da experiência. [...]


[...] Quando a perda do objeto bom, no caso o seio bom quando do desmame, é atenuada e reduz o medo da punição a criança consegue manter a confiança no objeto bom internalizado dentro de si. Apesar da frustração ela conseguirá, no futuro, ter uma boa relação com a mãe estabelecendo relações prazerosas com outras figuras além do círculo familiar, obtendo satisfações que substituirão aquela que é tão importante, que está na eminência de perder quando do desmame. A vida emocional do indivíduo sofre a influência das suas experiências infantis mais primitivas. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

A importância da família na educação de crianças com dificuldades de aprendizagem escolar sob a...

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  08/11/2006   |  BR   |   .doc   |   12 páginas

O papel da família na aprendizagem

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  15/01/2007   |  BR   |   .doc   |   23 páginas

Mais Vendidos educação

A importância da sala de recursos para a educação inclusiva

 Sociedade   |  Educação   |  Monografia   |  17/07/2007   |  BR   |   .doc   |   39 páginas

A música na educação infantil: saberes e práticas

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  16/01/2007   |  BR   |   .doc   |   10 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.