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Leitura e aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
FAG

Informações do trabalho

Elen Cristina G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
23 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Conceito do ato de ler: leitura e escrita
  2. Ato de ler em diferentes etapas
  3. Leitura na primeira infância
  4. A leitura no ensino fundamental e médio
  5. A leitura no ensino superior
  6. A leitura após vida escolar - pesquisa empírica / campo

Ler significa não só ver as letras do alfabeto e juntá-las em palavras, mas também estudar a escrita, decifrar e interpretar o sentido, reconhecer e perceber.
A aprendizagem da leitura sempre se apresenta intencionalmente como algo mágico, senão enquanto ato, enquanto processo da descoberta de um universo desconhecido e maravilhoso. Parodiando Paulo Freire: "ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo". Refletindo melhor se poderia dizer: ninguém ensina ninguém a ler. O aprendizado é, em última instância, solitário, embora se desenvolva na convivência, cada vez mais com os outros e com o mundo, naturalmente!
A leitura é importante em todos os níveis educacionais. Portanto, deve ser iniciada no período de alfabetização e continuar nos diferentes graus de ensino. Ela constitui-se numa forma de interação das pessoas de qualquer área do conhecimento.
A leitura é uma atividade essencial a qualquer área do conhecimento. Está intimamente ligada ao sucesso do ser que aprende. Permite ao homem situar-se com os outros. Possibilita a aquisição de diferentes pontos de vista e alargamento de experiências. É também um recurso para combater a massificação executada principalmente pela televisão. Para ele, o livro é ainda um importante veículo para a criação, transmissão e transformação da cultura.
Através do hábito da leitura, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto educar-se), promovendo a sua transformação e a do mundo. Pode praticar o exercício dialético da libertação.
O aumento de leitores significa acesso às informações mais objetivas. Com isto passarão a ser críticos da realidade, além de tentar transformar essa realidade a partir do que foi conhecido e construído durante as leituras.
O problema da falta de hábito de ler já começa nas primeiras séries do primeiro grau, em razão dos textos utilizados serem muitas vezes ultrapassados e alienados dos problemas da realidade, não constituindo nenhuma motivação para o aluno. O mercado está cheio de livros didáticos sem sustentação filosófica e teórica e, muitas vezes, ainda conta com a incompetência profissional do educador para orientar corretamente esta prática.
As leituras oferecidas principalmente aos alunos de segundo grau tendem mais para o conservadorismo e reprodução da ideologia ultrapassada.
É preciso lembrar que a educação do ser humano envolve sempre dois fatores: formação e informação. Por isso, os conhecimentos transmitidos as novas gerações devem ser trabalhados com os valores e costumes para que ocorra a sobrevivência e evolução da cultura. Os textos podem ser utilizados na realização de objetivos educacionais tanto para formar como para informar.
A motivação para leitura envolve curiosidade e abertura a novos conhecimentos e informações. Os alunos lêem normalmente para as provas e estas leituras são sempre escolhidas pelo professor.
Ler é uma prática básica, essencial para aprender. Nada substitui a leitura, mesmo numa época de proliferação dos recursos audiovisuais e da Informática. A leitura é parte essencial do trabalho, do empenho, de perseverança, da dedicação em aprender. O hábito de ler é decorrente do exercício e nem sempre constitui-se um ato prazeroso, porém, sempre necessário. Por este motivo, deve-se recorrer a estímulos para introduzir o hábito de leitura em nossos alunos

[...] O ato de aprender a ler não está envolvido em nenhuma atividade que o indivíduo já tenha exercitado na linguagem no mundo, sendo que o professor deve proporcionar uma possível aprendizagem de leitura global significativa.A leitura tem significado quando a metodologia de aprendizagem tem sentido para o aluno sendo essencial para o desenvolvimento de habilidades de leitura e não simplesmente decodificar sons, mas reflexões sobre a informação, conhecimento e prazer ATO DE LER EM DIFERENTES ETAPAS O auto de ler nos acompanha deste cedo. [...]


[...] A leitura tende a limitar-se ao nome (sem sobrenome), a não ser nos casos dos nomes dissílabos ou quando há sobra silábica na leitura (correspondência de uma sílaba para cada letra) Características das escritas silábico-alfabético (nível IV) Hipótese central Coexistência de duas de correspondência sons e grafias: fonemas para algumas partes das palavras e sílabas para as outras. Representa toda as letras. Não utiliza todos os sinais da escrita. Construção gráfica Escrita diferenciada com valor sonoro inicial. Quantidade e repertório variáveis. [...]


[...] Segundo Ávila (1971), leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade, é um passaporte para a vida e para a sociedade?. Após adquirir o domínio da fala a criança começa a interagir com a leitura não a leitura dos símbolos lingüísticos/escrita, e sim da leitura simbólica, que seria como ler desenhos, rótulos,objetos,etc. Ou seja símbolos que ela está acostumada, por isso identifica em seu meio físico e social. Nesta fase a criança fala mais do que lê, muitas vezes a criança pega um livro com vários desenhos e conta a história, isso não significa que ela está lendo os signos lingüísticos(as palavras) e sim que ela esteja fazendo uma leitura simbólica das imagens que ela está lendo vendo. [...]

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