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O ensino religioso na formação ética do cidadão

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Leonardo Q.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
29 páginas
Nível
Especializado
Consultado
14 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. O ensino religioso nos documentos oficiais
  3. A importância do ensino religioso
    1. O ensino religioso na escola pública
  4. O que é ética
    1. A ética na formação do cidadão

O presente trabalho aborda o Ensino Religioso como disciplina necessária ao ser humano, pos promove a formação ética do cidadão. Entretanto, ao longo da história da educação, vários entidades escolares e religiosas se mobilizarão para garantir de fato na Lei maior o Ensino Religioso nas escolas públicas, uma vez que essa disciplina possibilita ao aluno o desenvolvimento de seus conhecimentos em quanto pessoa através de valores e atitudes. Tem como objetivo contribuir para a vida coletiva do aluno, buscando o amor o respeito e a dignidade. Desse modo, a formação ética sempre foi preocupação para a construção da cidadania, da consciência e do respeito ao próximo. A ética cristã e o sistema de valores morais pois é nas Escrituras Sagradas que encontramos o padrão moral revelado por Deus. O Ensino Religioso se submete a fé e razão, pois é na racionalidade que ser humano encontra o caminho que será completado pela a fé, de modo que a ética e uma pratica social importante já que o Ensino Religioso tem sentido para vida do ser humano, pois a ética e a base da construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Portanto, os princípios éticos de um povo não surgem rapidamente vão surgindo com passar do tempo, porém o desejo de fazer o bem nasce do amor que o ser humano tem dentro de si e se expressa na afirmativa da existência de Deus, pois amar a Deus significa viver de bem com a vida pois ele está no inicio de tudo.

[...] A Importância do Ensino Religioso O professor Vanderlei de Barros Rosa (2001), expõe que a família representa a célula materna da sociedade, sendo o núcleo familiar o primeiro grupo social que se participa e recebe, não somente herança genética ou material, mas também moral e assim a formação do caráter depende principalmente do exemplo ou modelo familiar que se tem na formação da personalidade. Porém, o ensino religioso na família tem um papel importantíssimo na formação do individuo, ou seja, na formação da pessoa como um todo. [...]


[...] Sensibilizar a comunidade educativa ara o principio de que pessoa é dotada de inteligência e livre arbítrio tem direitos e deveres provenientes de sua natureza e para valores conseqüentes; contribuir para o desenvolvimento da capacidade de pensar, sentir e agir de seus componentes, com base em princípios e critérios decorrentes de valores humanos e transcendentais; oferecer critérios para que seus componentes sejam capazes de se posicionar diante das ideologias alimentadoras de um sistema injusto, que promove relações de denominação e impedem a participação; atuar como agente integrante e integrador das forças que impulsionam a ação educativa, perpassam de todas as disciplinas, situações e atividade da escola, contando com a participação de todos os setores da instituição escolar; incentivar a ação conjunta de todos os setores da comunidade educativa, num processo participativo, interativo, critico, construtor, para elaboração, execução e avaliação de projetos que visem a uma educação religiosa formadora de homens e mulher novos, ricos de esperança, fortes na fé, livres, inteligentes e capazes de conviver com os demais como seres humanos conscientes das perfeições que buscam; predispor a família e à sociedade a busca de uma educação de qualidade, que contemplem a dimensão religiosa mediante um ensino religioso garantido e assumido como direito do cidadão e dever das instituições chamadas a zelar pela efetivação desse direito. [...]


[...] Neste trabalho que tem como proposta buscar esta discursão ensino na formação ética do individuo) com enfoque na formação ética do individuo, constatamos que o ensino religioso uma disciplina ?efetiva? das nossas grades curriculares e que apresenta aos profissionais da área uma tarefa gratificante: a de colaboradores da formação do individuo como todo e sendo assim, deve-se criar para tanto ramificações que possa transpor os muros de nossas escolas, além de profissionais que se mostrem dispostos e comprometidos com o ensino. [...]

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