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O estresse infantil

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
Pedagogia

Informações do trabalho

Roana L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
32 páginas
Nível
Para todos
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. O ESTRESSE
  2. O ESTRESSE INFANTIL
  3. A RELAÇÃO: CRIANÇA, FAMÍLIA E ESCOLA
  4. DIAGNÓSTICO, SINTOMAS, PREVENÇÃO E SUGESTÕES PARA ALIVIAR O ESTRESSE

Este trabalho tem como objetivo abordar o Estresse Infantil, de modo que pais e professores conheçam mais sobre o assunto que é pouco conhecido no Brasil e que muitas vezes é confundido com mau comportamento e rebeldia. As pressões que, tanto a família quanto a escola, fazem em cima da criança, para que ela cresça depressa, podem causar transtornos em sua vida, chegando até ao estresse. Os fatores que contribuem para o desencadeamento de transtornos que podem ser não só físicos mas também psicológicos acarretam problemas emocionais e de aprendizagem na vida das crianças. A melhor maneira para evitar que as conseqüências do estresse infantil sejam sérias é que pais e professores façam a prevenção e que também identifiquem as possibilidades de redução do estresse infantil, usando sugestões de relaxamento que é uma boa opção para tranqüilizar não só a criança como também o ambiente onde ela está inserida. Antes pensava-se que o estresse era apenas para os adultos. Todavia, esse mal também pode atingir as crianças e, se não for diagnosticado e nem tratado a tempo, tornando-se um estresse excessivo, pode trazer conseqüências muito sérias não só na infância como também na fase adulta.

[...] Esse processo de exaustão poderá culminar no que Selye denominou ?doenças adaptação'? O ESTRESSE INFANTIL Acreditava-se que o estresse era exclusividade dos adultos e as crianças estavam imunes a esse fenômeno porque elas não tinham ?problemas?. Porém, nos últimos anos, as pesquisas têm dado atenção para a ocorrência de estresse na infância, mas é pouquíssimo conhecido no Brasil. As crianças sofrem os efeitos do estresse do mesmo jeito que os adultos, contudo de outras maneiras, sendo que a diferença está no tipo de situação capaz de desencadeá-lo, o que também traz sérias consequências no cotidiano da criança, mais graves nelas do que nos adultos. [...]


[...] Pensando nas crianças que apresentam estresse, que pode ser benigno, mas que é muito mais maligno, como evitar que o estresse infantil cause dificuldades de aprendizagem e problemas emocionais? A resposta desse problema incide diretamente no objetivo deste trabalho que é identificar as possibilidades de redução do estresse da criança, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, prevenindo-se, assim, problemas emocionais e de aprendizagem. O trabalho é composto por quatro capítulos. Primeiramente vem explicando sobre o que é o estresse em si, sua origem, seus tipos e níveis. [...]


[...] São fatos como maturidade, independência e responsabilidades precoces, que contribuem para que o estresse na infância venha a ocorrer. ( . ) o conceito de meninice estava ameaçado de extinção na sociedade, pois a criança tinha-se tornado vítima involuntária de um stress avassalador, proveniente de rápida e confusa mudança social, tendo-se transformado em um ser apressado, portador de distúrbios comportamentais e emocionais. Se essa era a visão de estilo de vida de alguns anos atrás, o que pensar das crianças de nossa sociedade atual? [...]

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