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Sexualidade na educação infantil

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
22 páginas
Nível
Especializado
Consultado
17 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Considerações gerais sobre sexualidade humana
    1. A sexualidade da criança de 0 a 6 anos
  2. Família e educação sexual da criança
    1. Tabus e preconceitos que permeiam as questões sobre sexualidade no ambiente familiar e violência sexual
    2. O professor, suas crenças e inseguranças para a orientação sexual do educando
  3. Como a escola pode trabalhar a questão relativa a sexualidade da criança na educação infantil
    1. Propostas para o ensino-aprendizagem da educação sexual no ensino infantil
  4. Conclusão

O tema dessa monografia ?Sexualidade na Educação Infantil ?, foi escolhido ao perceber-se a necessidade de uma revisão sobre como trabalhar esse assunto dentro da sala de aula, discutindo a preparação dos professores para abordá-lo, suas principais dificuldades, as estratégias que poderiam ser utilizadas e, principalmente como conhecer os reais problemas das crianças nessa faixa etária.
Ao tratar do tema considera-se a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Relaciona-se ao prazer e à sexualidade; engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro.
O objetivo geral deste estudo é verificar se, a orientação sexual da forma que vem sendo trabalhada na Educação Infantil, realmente contribui para preparar os alunos para sua formação sexual futura.
Como problema apresenta-se: Será que a orientação sexual da forma que está sendo inserida na Educação Infantil é o começo de uma nova formação sexual na escola?

[...] COMO A ESCOLA PODE TRABALHAR A QUESTÃO RELATIVA A SEXUALIDADE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Sabendo-se que a sexualidade humana é um dos temas mais difíceis e mais recusados no universo prático do educador. Neste estudo, o tema é desdobrado de diversas maneiras por teóricos de diferentes áreas e de orientação sexual. Para AQUINO (1997), nos últimos anos, dedicou-se ao estudo de temas voltados a problemas concretos da escolarização brasileira, dentre eles: as vicissitudes da relação professor-aluno, os surtos de indisciplina e violência que entremeiam o cotidiano escolar, a apreensão de temáticas controvertidas e ao mesmo tempo inadiáveis como a sexualidade. [...]


[...] A partir de meados dos anos 80, a demanda por trabalhos na área de sexualidade nas escolas aumentou em virtude da preocupação dos educadores com o grande crescimento da gravidez indesejada entre os adolescentes e com o risco da contaminação pelo HIV (vírus da AIDS) entre os jovens. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1996), com a inclusão da orientação sexual nas escolas, a discussão de questões polêmicas e delicadas, tais como masturbação, homossexualidade, aborto, disfunções sexuais, prostituição e pornografia, dentro de uma perspectiva democrática e pluralista, em muito contribui para o bem-estar das crianças e dos jovens na vivência de sua sexualidade atual e futura. [...]


[...] A Educação sexual na escola deve contribuir para que os alunos possam desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade, baseados no princípio de cidadania Propostas para o ensino-aprendizagem da educação sexual no ensino infantil É gostoso tocar partes do corpo; as primeiras sensações de prazer advêm dos cuidados maternos e paternos, quando ainda somos bebês; as crianças fazem investigações a respeito da sexualidade, tocando seu próprio corpo e o corpo dos outros; as crianças perguntam e têm idéias, teorias e fantasias relacionadas à sexualidade; as curiosidades e dúvidas das crianças, quando atendidas, contribuem para um desenvolvimento afetivo e intelectual mais harmônico; o carinho, o abraço e o beijo são manifestações da sexualidade do ser humano desde a infância; há vários jogos e brincadeiras sexuais entre as crianças que fazem parte da curiosidade e do desenvolvimento da sexualidade infantil (papai/mamãe, casinha, médico . [...]

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