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Construindo um projeto pedagógico

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

RIBAS A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
pesquisa de mercado
Número de páginas
36 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Os processos evolutivos da aprendizagem
    1. As teorias construtivistas
  3. Alfabetização e letramento: o texto e o contexto
    1. Alfabetização versus letramento
    2. Condições para o letramento
    3. Dimensão social do letramento
    4. Interdisciplinaridadse,transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e pluridisciplinaridade ? condições de albabetização e letramento.
  4. Os projetos de alfabetização como norteadores dos trabalhos realizados na escola privada
    1. Descrição da pesquisa
    2. Dados obtidos

Na medida em que concepções tradicionais já não satisfazem as exigências educacionais de nossa época, é de grande relevância que outras concepções norteiem os trabalhos realizados em nossas escolas. É preciso uma melhor orientação dos docentes e demais profissionais da educação com relação à aquisição da linguagem oral e escrita.
Sendo assim, foram consultadas obras, como, por exemplo, as de ARANHA (1996), KLEIMAN (2002) e ROJO (2001) que deram ênfase às teorias de Piaget, Vygotsky, Emilia Ferreiro, Bakhtin e outros importantes estudiosos sobre o tema que será abordado.
Quando o educador planeja as atividades que serão desenvolvidas, ele tem também a oportunidade de utilizar os conhecimentos que as crianças trazem consigo para a escola e estabelecer novas relações com o que se vai aprender. Assim, ele deixa de ser um simples transmissor de conhecimentos e passa a ser um mediador, ou seja, aquele que orienta seus alunos na construção de seu conhecimento.

[...] A hipótese de cada letra vale por uma sílaba é importante por duas razões: primeiro porque permite obter um critério geral para regular as variações na quantidade de letras que devem ser escritas e segundo porque centra a atenção das crianças nas variações sonoras entre as palavras. Esse nível não significa capacidade da criança para compreender e assimilar as sílabas. A tentativa de dar um valor sonoro a cada uma das letras que compõem uma escrita é freqüente. Cada letra vale por uma sílaba. [...]


[...] De nada adianta aplicarmos um modelo de projeto de alfabetização em um aluno morador de uma favela, por exemplo, totalmente diferenciado, advindo de escolas elitizadas de classe média alta. Pelas observações, é possível perceber que o fracasso nas séries iniciais atinge de modo perverso os setores marginalizados da população. Dificilmente a atenção ou deserção escolar faz parte da expectativa de uma criança de classe média que ingressa na escola. Para outros segmentos sociais marginalizados, no entanto, os índices de fracasso são altos, sendo um grande problema social. [...]


[...] Destaca-se também a importância de um trabalho coletivo entre todos os envolvidos no processo educacional e a elaboração consciente do Projeto Político Pedagógico de uma Unidade Escolar que irá orientar a prática e todas as possibilidades de projetos existentes para a melhoria da qualidade de ensino. É preciso, nos projetos educacionais, questões relativas ao desenvolvimento individual e à pertinência cultural, à construção de conhecimentos e à interação social. Daí a importância das interações entre crianças e destas com parceiros experientes, dentre os quais a pesquisa destacou o professor e outros agentes educativos. [...]

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