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Totem e tabu

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

JuliO L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. As relações totêmicas
    1. Importância
    2. Efeitos
    3. Paralelos
    4. Valoração

O tema desta monografia é de certa maneira amplo, pois trata dos processos de relacionamento do Homem com seu meio social, cultural, político, econômico, entre outros, e como isso se manifesta em seu interior (homem individual).

Para introduzir o tema, é necessário que se tenha claro alguns conceitos para sua interpretação e análise, tais como o que significa progresso, humanidade, civilização, totem e tabu. Para tanto irei descrevê-los em aspectos gerais e então partir para a pratica monográfica.

O que entendemos por progresso? Essa simples, mas profunda palavra nada mais significa do que evolução, desenvolvimento, avanço, mas isso só acontece com uma certa dose de desordem, como cita Stephen Kanitz em seu Ponto de Vista na revista Veja de 03 de abril de 2002, para que se possa revolucionar o sistema vigente, transformando-o em algo novo.

Humanidade é o conjunto de características especificas do ser humano, ou ainda, ramos de aprendizado relativos à cultura, e não às ciências. A máxima do ser.

Civilização por sua vez, é a cultura de um povo, de um lugar ou período, ou ainda, o próprio progresso.

Totem é o conjunto de crenças e de praticas culturais que encerra uma relação entre um grupo de indivíduos e um animal, um objeto ou conjunto de seres vivos ou de fenômenos que por sua vez são considerados protetores desse grupo, ou ainda, as praticas ritualísticas que expressam essas crenças.

Tabu, em certas sociedades, é a característica atribuída a um objeto, pessoa ou comportamento, que os torna proibido, perigoso aos membros da comunidade, ou ainda é a proibição convencional determinada pelos costumes da comunidade, ou algo que tenha caráter sagrado, proibido. É grande a complexidade e diversidade desta noção, pois sua lógica se baseia nas regras locais relativas ao incesto e a exogamia.

[...] Sempre que um tabu e "quebrado" por algum integrante dessa determinada sociedade, ele próprio se torna tabu. A punição para isso a princípio era deixada pela comunidade para que o próprio tabu se vingasse; posteriormente passou-se a esperar por uma punição divina; e por fim, a própria comunidade punia as transgressões. Então se pode dizer, que de certa maneira é pelo tabu que se forma os primeiros sistemas penais humanos. Os tabus podem ser de caráter permanente, que estão ligados a sacerdotes e chefes, ou pessoas mortas e qualquer objeto que lhes pertença, ou de caráter temporário, ligados a estados particulares como parto e menstruação. [...]


[...] Conforme as sociedades foram evoluindo, as ambivalências foram diminuindo e conseqüentemente o tabu desapareceu junto com a evolução CONCLUSÃO É imprescindível que se faça uma leitura prévia do texto TOTEM E TABU, na tentativa de traçar um paralelo entre as sociedades primitivas e as atuais, pois na medida em que estas vão se desenvolvendo, os tabus vão sendo transformados e repensados, ocorrendo assim modificações, criação de novos tabus e até o desaparecimento dos antigos. Após a leitura do texto, fica de certa maneira mais tranqüila a explanação sobre o tema central da monografia: "EM QUE MEDIDA PODEMOS AFIRMAR QUE O SUPOSTO PROGRESSO DA HUMANIDADE CONTRIBUIU SOBRE MANEIRA PARA A SUPERAÇÃO DA CIVILIZAÇÃO FRENTE À BARBÁRIE SOCIAL?." Na medida em que a Humanidade foi se desenvolvendo, progredindo tecnologicamente, posso dizer que houve um avanço, porém esse fato não possibilitou a superação da barbárie social. [...]


[...] O autor afirma que através do tabu houve a origem da consciência, que é a percepção interna das rejeições de desejos que temos dentro de nós. O estudo do tabu se faz necessário porá que se possa compreender, através da psicologia como se deu o desenvolvimento da civilização. Enfim, ao tabu se deve várias formas da organização social de tempos remotos, que se traduziram para nossos dias Em relação aos governantes A relação ambígua que se faz em relação aos chefes, reis é que existe uma relação passiva e outra ativa para com ele. [...]

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