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Gerenciamento do conhecimento

Informações sobre o autor

auxiliar de escritório - auxiliar de logística -...
Nível
Especializado
Estudo seguido
administraç...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
18 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Gerenciamento do conhecimento
    1. A era do conhecimento
    2. As definições sobre gestão do conhecimento
    3. A importância da gestão do conhecimento
    4. O processo de gestão do conhecimento
    5. A gestão do conhecimento e o capital humano
  2. O aprendizado nas organizações
    1. Os conceitos e definições
    2. As características de organizações que aprendem
    3. As Disciplinas das Organizações que Aprendem
    4. A Criação de uma Organização que Aprende
    5. As Etapas Para a Criação de uma Organização que Aprende
    6. A Importância dos Profissionais do Conhecimento
  3. Conclusão

O mercado empresarial está passando por grandes transformações, que se manifestam, tanto na base produtiva, quanto nos âmbitos financeiro e político. As mudanças ocorridas refletem-se sobre diversos mercados e estão, normalmente, associadas à emergência da denominada Terceira Revolução Industrial, à formação de blocos econômicos, ao aumento do volume de recursos transacionados no sistema financeiro internacional e ao fortalecimento do liberalismo como expressão política desse novo processo.
O gerenciamento do conhecimento e a motivação das pessoas é fundamental, pois no dias atuais é a opinião de diversos teóricos, que a era industrial se esgotou e a Sociedade do Conhecimento surgiu como uma nova situação econômico-social. Investimentos para o desenvolvimento de recursos essenciais já não são entendidos apenas como despesas, pois constituem aquilo que será necessário para assegurar vantagem a médio e longo prazos.
As pessoas aumentam os questionamentos sobre tudo e, principalmente, quanto ao seu trabalho. A busca da motivação dos funcionários com discursos ideológicos sobre a nobreza do trabalho, já não surtem os mesmos efeitos do início do século. Ser um bom profissional, no sentido tradicional de eficiência, disciplina, dentre outras, já não é suficiente para se manter um emprego. Precisa-se de algo mais, o que inclui a própria capacidade de renovar o seu conhecimento.

[...] As organizações, que adotam o Gerenciamento do Conhecimento em sua estrutura organizacional, caracteriza-se por trabalhar com planejamento participativo no qual se verifica claramente quem é responsável pela identificação dos novos conhecimentos. O Gerenciamento do Conhecimento baseia-se, principalmente, em alguns recursos existentes, ou seja, sistemas de informações, gestão de mudanças organizacionais e novas ferramentas de recursos humanos. As organizações que possuem uma biblioteca, sistema de banco de dados e programas educativos, já está fazendo algo que pode ser considerada como Gestão do Conhecimento. [...]


[...] A organização baseada no conhecimento depende da gestão do conhecimento. E o que é gestão do conhecimento? Um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Para tanto, não é qualquer conhecimento que interessa, mas se trata de decidir qual é o conhecimento crítico que importa realmente à organização. O conhecimento é um recurso diferente. Ele não ocupa espaço físico. Em uma organização do conhecimento, os assuntos financeiros não representam necessariamente o verdadeiro valor do negócio. [...]


[...] A organização reconhece e recompensa o valor do conhecimento criado e compartilhado por pessoas e equipes? 6. A organização avalia sistematicamente suas necessidades de conhecimento e desenvolve planos para atendê-las? 7. A organização facilita a experimentação como um modo de aprender? 8. A organização aprimora suas capacidades de gerar, adquirir e aplicar o conhecimento aprendendo com os processos de aprendizado de outras organizações? Os principais fatores que levam ao êxito na construção da organização que aprende são: Cultura orientada para o conhecimento; Existência de uma estrutura de recursos tecnológicos de apoio; Uma organização adequada; Apoio da administração superior; Uma ligação com os aspectos econômicos e o valor adicionado; Clareza de visão e linguagem; Múltiplos canais para a transferência de conhecimento; Suporte motivacional; A organização deve ter uma orientação para os processos. [...]

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