Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Auditoria no Sistema de Saúde junto ao

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
20 páginas
Nível
Para todos
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. O sistema único de saúde
    1. A origem do sus
    2. Contextualização da reforma do sistema de saúde
  3. Auditoria
    1. Origem e evolução da auditoria
    2. Auditoria e gestão
    3. Auditoria e planejamento
    4. Auditoria e execução
    5. Auditoria e controle
  4. Auditoria no sus
    1. A lei 8.689/93
    2. Especificidades da auditoria no sistema de saúde junto ao sus
    3. A lei de responsabilidade fiscal
    4. A auditoria como instrumento de controle

Partindo-se da idéia de que se vive sociedade em que a maioria da população tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde, sofrendo a influencia de uma diversidade muito grande de culturas, pode-se concluir que existirão diferentes formas das pessoas enfrentarem o processo de saúde e doença.
O setor de saúde deve responder a diferentes demandas por parte da sociedade na busca de uma vida saudável, sendo que somente a recuperação do corpo em seu aspecto biológico passa a não mais ser suficiente ao atendimento da totalidade das necessidades de saúde, devendo-se assim levar em consideração o ser humano em sua totalidade.
Assim, a busca por itinerários de cura e cuidado, assim como por redes de apoio e suporte constituem uma prática que se encontra inserida na sociedade e na vida familiar, assumindo características peculiares em diferentes épocas e culturas, conforme as necessidades das pessoas cuidadas.
Em qualquer sociedade moderna e desenvolvida, gerir pela redução de custos e pela qualidade é, atualmente, um imperativo em todas as áreas de atividade, e a saúde não pode ser exceção. Diminuir os custos, melhorar a qualidade, a acessibilidade e a eficiência dos serviços de saúde são desafios a serem alcançados pelas nações.
Nesse sentido, os sistemas de saúde em diversos países vêm se esforçando para criar, a tempo, as condições necessárias à prestação de cuidados de saúde de acordo com os mais elevados padrões de qualidade aceitos internacionalmente e a otimização da relação custo/efetividade dos serviços prestados à população.

[...] Auditoria Contábil ed. São Paulo: Atlas GASPAR, Paulo Sergio. Um estudo sobre o sistema de controle interno no governo do Estado de São Paulo. PUC.Universidade Católica de São Paulo: 1998. GOMES, Josir Simeone; SALAS, Joan M. Amat. Controle de Gestão: uma abordagem contextual e organizacional ed. São Paulo: Atlas KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática ed. São Paulo: Atlas MAGALHÃES, Antonio de Deus F.; LUNKES, Irtes Cristrina; MÜLLER, Aderbal Nicolas. Auditoria das organizações: metodologias alternativas ao planejamento e à operacionalização dos [...]


[...] Este trabalho tem por objetivo analisar a Auditoria no sistema de saúde junto ao SUS. Para tanto, a presente monografia encontra-se dividida em 3 capítulos. O primeiro capítulo trata do Sistema Único de Saúde SUS, sua origem e contextualização. O segundo capítulo estuda a auditoria, iniciando com a análise da sua origem e evolução para depois abordar a relação entre auditoria, gestão, planejamento, execução e controle. O terceiro capítulo tem por objeto a auditoria no SUS, destacando a Lei 8.689 as especificidades da auditoria no sistema de saúde junto ao SUS, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a auditoria como instrumento de controle O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 1.1 A origem do SUS No Brasil, a reforma da política de saúde deve ser compreendida a partir da questão mais ampla da descentralização e democratização do Estado, a qual se inscreve no contexto das reformas sociais a partir do final da década de 1970, período em que se colocou em pauta a questão da participação social na área da saúde (COTTA et al., 1998). [...]


[...] Peleias propõe objetivos de atuação da Auditoria para que ela possa atuar no efetivo suporte ao processo de gestão (PELEIAS p.17): Subsídio, de forma ampla e incondicional, ao processo de gestão, propiciando aos diversos gestores as condições necessárias ao planejamento, acompanhamento e controle dos resultados dos negócios, de forma detalhada e global; Contribuição para que os gestores ajam no sentido de otimizar os recursos. Os gestores passam a atuar de forma a dar à empresa a melhor contribuição em suas áreas de atuação,compreendendo que o resultado ótimo depende do perfeito conhecimento da atividade empresarial e suas inter- relações; Certificação de que os sistemas de informação para apoio ao processo de gestão gerem informações adequadas aos modelos decisórios dos principais usuários na organização; Certificação da padronização, homogeneização de instrumentos e informações em todos os níveis da gestão da organização; Desenvolvimento de relações com os agentes de mercado que interagem com a empresa, no sentido de identificar e atender às demandas por esses impostas à organização Auditoria e Planejamento Segundo Megginson planejar significa: ( . [...]

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas