Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Tecnologia - custo e importância da inovação nas pequenas e médias empresas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
26 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
5
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. A decisão de inovar
    1. Aspectos econômicos da inovação
  3. A inovação e o porte das empresas
    1. Características das pequenas empresas
    2. A inovação como um processo estratégico
  4. O sucesso e o fracasso das inovações
    1. Tecnologia e custo da inovação
    2. A tomada de decisão aplicada à administração da inovação
  5. Conclusão
  6. referências bibliográficas

Constata-se a existência de um grave problema para a economia brasileira: a falta de capacidade inovadora das pequenas e médias empresas tradicionais. Essa situação pode ser considerada ainda mais crítica se for levado em conta que a maioria das grandes empresas que atuam no mercado nacional não são de origem brasileira. Assim, quando se considera as especificidades da administração de uma pequena ou média empresa, aliadas à escassez de estudos sobre a inovação em empresas desse porte, pode-se supor que a administração dos seus processos de inovação esteja carecendo de informações para sua estruturação de forma competitiva. Nesse sentido, esta monografia objetiva versar sobre a gestão da inovação nas pequenas e médias empresas.

[...] Organização e métodos: uma visão holística ed. São Paulo: Atlas DOSI, G. Technical change and industrial transformation. New York: St. Martin's Press FREEMAN, SOETE, L. The economics of industrial innovation ed. Cambridge: MIT Press FURTADO, C. O capitalismo global ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra HAMEL, PRAHALAD, C. K. Competing for the future. Boston: HBS KAMM, J. B. An integrative approach to managing innovation. Lexington: Lexington Books KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média empresa competitiva. São Paulo: IEGE LAROUSSE CULTURAL. [...]


[...] CONCLUSÃO O processo de inovação nas pequenas e médias empresas é fortemente influenciado pelos fornecedores e clientes. Em geral, essa influência se dá através do contato pessoal entre as empresas e é reforçado pela proximidade geográfica. Tal fato permite inferir que a pequena empresa é muito mais susceptível ao contexto regional no qual se insere do que a grande empresa. O processo de inovação se inicia interna ou externamente à empresa e tem continuidade através das diversas etapas, utilizando-se dos conhecimentos científicos e tecnológicos disponíveis, bem como procurando atender às necessidades e aspirações da sociedade. [...]


[...] Os autores identificaram na literatura econômica cinco fatores que evidenciam vantagens comparativas da grande empresa nas atividades inovadoras: A atividade inovadora requer um alto custo fixo; Somente as empresas que podem conseguir, ao menos temporariamente, controle do mercado, irão escolher a inovação como um meio para maximização do lucro; P&D é um investimento de risco e geralmente alto; as pequenas empresas se tornam vulneráveis à medida que investem uma grande parte de seus recursos em um simples projeto. Ao contrário, as grandes empresas podem investir numa carteira de projetos, diluindo, assim, os riscos e se tornando menos vulneráveis. [...]

Últimos trabalhos administração

Relação do Estado das Estradas e a Qualidade da Maçã

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  11/06/2013   |  BR   |   .doc   |   18 páginas

Produção e Gestão da Serraria

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  16/08/2012   |  BR   |   .doc   |   35 páginas