Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Estudo de caso : planejamento de comunicação de uma pousada

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
UNITRI

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
31 páginas
Nível
Para todos
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A agência
  2. O cliente: pousada aconchego
  3. O serviço de hospedagem
  4. Histórico de serviço de hospedagem no Brasil
  5. Descrição do produto / serviço
  6. Situação de mercado
  7. Concorrentes
  8. Análise swot ( strenghts, weaknesses, opportunities, threats)
  9. Posicionamento da marca
  10. Público-alvo ou target
  11. Objetivos e estratégias de comunicação
  12. Ações de comunicação
  13. Determinação da verba
  14. Dos sistemas de avaliação

A publicidade é uma das áreas da comunicação social que, nos últimos anos tem crescido bastante, o Brasil vem se destacando no mundo inteiro pela criatividade de suas propagandas. A publicidade é uma das maiores forças da atualidade, ela impulsiona o desenvolvimento econômico de um país.

O desenvolvimento de um país está diretamente vinculado à produção, esta cresce à medida que aumenta a venda dos produtos e a publicidade estimula as vendas, criando predisposição para o consumo.

Em Alagoas, especificamente, em Maceió a publicidade e a propaganda despontam com grande expectativa de projeção e sucesso, as universidades estão investindo no curso, possibilitando a inserção de profissionais recém formados no mercado alagoano. É o caso do CEFET - Al, Centro Federal de Educação de Alagoas, que inseriu o curso no inicio de 2001, sendo o primeiro estabelecimento a formar publicitário em Maceió.

As agências de propaganda locais estão percebendo esta situação de mudança no mercado, por isso começam a interagir com os novos profissionais, dando-lhes oportunidades de inserção no mercado, através de estágios.

A agência de propaganda pioneira em Maceió foi a Publicar, fundada em agosto de 1973 por Arnaldo Costa e Reinaldo Cavalcante. Hoje ela passa por um processo de mudança e atualização. A Chama Publicidade, também foi uma das primeiras, fundada em maio de 1976 pelo radialista Edécio Lopes e o publicitário Jorge Silva dos Santos e está entre as agências que se destacam atualmente em Alagoas. Além destas, o mercado publicitário alagoano conta com serviços das agências: Antares, Arte Cetera, Engenho, Six Propaganda, Griffith Propaganda, Logrotta, Promaika Comunicação, entre outras.

As novas agências que despontam no mercado publicitário alagoano lutam, acirradamente, pela conquista do seu espaço. É o caso de agências como a Duck, que foi premiada com o ?galo de ouro?, no festival internacional de propaganda de Gramado, em 2003.

Novas agências surgem, em Maceió, numa proporção nunca vista antes, como a Mirimbé, a Dogma Comunicação, Escambo, entre outras. Algumas são formadas por alunos do CEFET.
Em meio a esta competição, nós que fazemos parte da XW Comunicação e Propaganda, temos a satisfação de ser mais uma agência no mercado alagoano. Temos a consciência do compromisso e da responsabilidade da utilização de técnicas e mecanismos da publicidade como também da propaganda para transformar a mentalidade e hábitos da população. Buscamos assim, os aspectos positivos para influenciarmos as pessoas de forma construtiva, buscando o crescimento social, econômico e humano.

[...] Público atual da Pousada Aconchego / Perfil Demográfico Idade De 25 a 55 anos Sexo Ambos os sexos Renda mensal mínima Cinco salários mínimos Região Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo Religião Católica O target que pretendemos atingir são homens e mulheres na faixa etária de 18 a 50 anos, que já se hospedaram e que por algum motivo não retornaram ou que tenham tomado conhecimento da pousada através de amigos ou da internet; solteiros e casados que estejam ou não em lua de mel, que possuam uma renda mensal de cinco a seis salários mínimos e que residam nos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, além dos demais estados brasileiros e outros países; que pretendam permanecer hospedado por um período mínimo de cinco dias na alta temporada e sete dias na baixa temporada; surfistas entre 14 a 25 aos e que pretendam permanecer hospedados um ou dois dias mesmo após os campeonatos. [...]


[...] A Pousada Aconchego está inserida, neste cenário, entre as 14 pousadas de Marechal Deodoro Pesquisa A pesquisa é um dado de fundamental importância para o planejamento e execução de campanhas publicitárias. É através de pesquisas, que detectamos problemas e oportunidades, identificamos quais os diferenciais competitivos entre produtos e serviços concorrentes, a aceitação destes produtos ou serviços no mercado, seu potencial competitivo e ou modificação nos já existentes. A pesquisa analisa também os clientes presentes e futuros através do seu perfil socioeconômico, hábitos, costumes e preferências. [...]


[...] Análise SWOT ( Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas privadas como parte do planejamento estratégico dos negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Streghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Como o próprio nome já diz, a idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. [...]

Últimos trabalhos comunicação

Relações interpessoais: funcionamento e desenvolvimento do grupo

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Estudo   |  16/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   25 páginas

Panorama do carnaval pernambucano

 Administração e marketing   |  Comunicação   |  Monografia   |  01/01/2010   |  BR   |   .doc   |   38 páginas