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Trabalho de recursos humanos - criatividade organizacional

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
marketing
Faculdade
Administraç...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
24 páginas
Nível
avançado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
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  1. A concepção da criatividade organizacional
  2. Criatividade e as organizacões da atualidade
    1. O valor da criatividade para as organizações
    2. Principais hábitos das pessoas criativas
  3. Realizações positivas e mudanças nos procedimentos
    1. Monitorando as mudanças
    2. Mudanças no gerenciamento do desenvolvimento da criatividade
    3. Fatores que favorecem clima criativo nas organizações
    4. A criatividade melhorando a qualidade de vida
    5. Inovação e criatividade

Mudanças sempre ocorreram Deve-se pensar nos fatores que estão sendo exigidos devido à globalização do mercado, entre eles o tema ?Criatividade?, que precisa ser abordado dentro e fora dos ambientes corporativos, pois é hora de se reciclar, reforçar os conceitos do que é certo ou errado.

Para estimular a criatividade nas organizações, exige-se conhecimento, negociação e atuação permanente e conseqüente por parte dos detentores da função gerencial, principalmente o profissional de Recursos Humanos, que tem a maior necessidade e responsabilidade de se manter atualizado com os novos processos, e tornando-se o melhor porta-voz e facilitador, de forma a poder orientar e estimular os gestores dos demais talentos contratados a sustentar com objetividade um clima gerador de satisfação, permitindo assim que pouco a pouco, conjuntamente com a equipe, formar um espaço para a construção de um ambiente efetivamente criativo.

?Criatividade?, no dicionário, quer dizer: ?ver-se, ter coragem para empreender?. E é isso que está faltando em muitos empresários: coragem para empreender, ser criativo, inventar, dar origem a novos empreendimentos.
Os sucessos ou insucessos das organizações e das pessoas estão, cada vez mais, distanciando-se de avaliações e parâmetros que, até então, vinham sendo considerados os balizadores formais e incontestes desses resultados. (ARAÚJO FILHO, 2003, p. 1).
Colaboradores, pois é preciso conquistar e garantir a empregabilidade, tentar solucionar os problemas, criar e desenvolver novos projetos, apostar em formas diferentes de alcançar o sucesso.

[...] d - A liderança em uma empresa Guimarães (1998) explica que exercer liderança em uma empresa não é uma tarefa fácil, pois exige além do próprio espírito de comando, um certo dom de se comunicar com as pessoas, ter um certo conhecimento em organização de pessoas, ser metódico e organizado e realizar um trabalho metódico. Um bom líder não é aquele que manda, é aquele que induz seus subordinados ou liderados a fazer, não manda apenas comanda. Existem diversos estilos de lideranças, porém nenhum deles é ideal, tendo que adaptar cada tipo a determinada situação que esteja mais de acordo para o momento. [...]


[...] A tendência sempre foi de desqualificar o que não se tem controle ou que desconhece, então a área de recursos humanos não conseguiu rever seu papel e apoiar os dirigentes com estratégias mais claras. (WOOD JR e PICARELLI FILHO, 1999). Porém, quando os líderes questionam o ?porquê' de suas ações na compreensão da razão, eles investem em programas que afetam as ações das pessoas; eles criam valor ao conhecer os beneficiários da ação; eles focam no que oferecem como sendo muito mais do que o que fazem. [...]


[...] As organizações do futuro terão que ser capazes de transpor, constantemente, os estágios de lógica dominante, estabelecendo assim, ciclos contínuos de criatividade e aprendizagem, sempre na busca da agregação do valor para seus stakeholders. Organizações criativas estarão a todo momento se reinventando, ultrapassando novos padrões de desempenho, criando novas formas de influenciar e ser influenciado pelo ambiente. No esquema a seguir, procura- se sintetizar o ciclo evolutivo da criatividade diante da lógica organizacional dominante. Estamos num mundo imaterial, liberto de grande parte das amarras físicas, em que as possibilidades crescem em progressão exponencial e a maior riqueza das empresas é a contribuição das pessoas em conhecimento, riqueza essa que é ilimitada. [...]

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