Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Ginástica laboral

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
12 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Ginástica laboral

Hoje em dia, ainda que a vida seja fisicamente mais fácil, pode-se observar um esgotamento maior das pessoas. Essa inatividade física vem contribuir para o desgaste do indivíduo, sendo que ela passa mais da metade de sua vida trabalhando.
Considerando que o ser humano passa a maior parte do seu tempo de vida no trabalho, e que durante esse tempo não lhe é oferecido condições que lhe permitam desenvolver-se física e nem psicologicamente, é simples notar efeitos prejudiciais que lhe ocorrem e que afetam o seu desempenho.
Analisando o trabalho moderno, observa-se a preocupação demasiada no aumento da produtividade, e os chefes das empresas acabam esquecendo as necessidades, possibilidades e as limitações do ser humano.
Muitos postos de trabalho exigem a permanência do trabalhador numa atitude estática, seja sentado ou de pé, e também funções que exigem trabalho dinâmico de certos grupamentos musculares, ocasionando dores e câimbras.
Para reforçar a idéia pode-se citar LAPORTE (1970), onde ele relata que na Suécia, dois milhões de jornadas de trabalho são perdidas anualmente devido às dores lombares atribuídas a uma insuficiência de movimentos durante a execução do trabalho.
Tanto dores lombares como traumas articulares e outras lesões, são disfunções que se ocorridas devido ao trabalho são denominadas de DORT, (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho), que é causa de afastamento do trabalho.
A Ginástica Laboral (GL) pode, através de exercícios de aquecimento, de compensação, e de relaxamento, não só prevenir a DORT, como também proporcionar motivação para o funcionário executar sua tarefa e prevenir o stress melhorando sua qualidade de vida.
Exercícios e dinâmicas de motivação durante sessões de GL melhoram a auto-estima do trabalhador despertando o prazer em realizar o seu trabalho, e proporcionando uma maior integração com os demais funcionários.
Para uma pessoa atingir seus objetivos é necessário que esteja motivada. Cabe então aos principais interessados no aumento da produtividade de uma empresa, despertar essa motivação.
Considerando a importância da prevenção da DORT e da aquisição de motivação, nunca se pode esquecer do combate ao stress, pois ele está presente no dia a dia de cada indivíduo.
Corroborando com o assunto, COSTA & KARAM (1998) definem stress como uma resposta do organismo às influências externas por ele recebidas.
Considerando as inúmeras influências recebidas pelo organismo, é notória a necessidade de prepará-lo, tanto fisiológica, como psicologicamente, para assimilar da melhor maneira possível essas influências, evitando assim a instalação do estresse.
Observa-se então a importância da GL, seja na prevenção da DORT e do stress, como na aquisição de motivação, que são fatores indispensáveis quando falamos rendimento do trabalhador em busca do aumento de produção.

[...] Observa-se então que a Ginástica Laboral só tem a contribuir no fator de prevenção do stress, pois através dela o trabalhador pode adquirir alguns destes hábitos, fundamentais para esta prevenção. Após esta fundamentação teórica sobre stress, pode-se observar que este, está presente no trabalho diário de qualquer indivíduo, e que a maneira adequada para evitar a sua instalação é a aquisição dos hábitos diários já citados. Entende-se por fim que um programa de Ginástica Laboral pode proporcionar a aquisição de diversos destes hábitos, contribuindo imensamente para a prevenção e diminuição do stress, assim como ajudando na motivação tornando o indivíduo mais motivado para enfrentar sua jornada de trabalho FATORES INIBIDORES DE MOTIVAÇÃO Observa-se que existem vários fatores que levam o indivíduo a sentir falta de motivação, ou seja, que causam nele inibição para realizar seu trabalho diário, para corroborar com o pensamento GOBLE (1967) deixa explícito alguns desses fatores, como: falta de preparação física; falta de preparação psicológica; falta de prazer em realizar seu trabalho; problemas familiares. [...]


[...] Seguindo por este prisma observam-se pesquisas que revelam que as empresas que promovem a realização de exercícios orientados declaram terem verificado aumento de produtividade, e os trabalhadores garantem que terminam a jornada de trabalho menos cansado do que antes BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL A GL proporciona uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Foi baseando-se nas pesquisas da BODYEALTH (2001) e SUPPORTE (2001) que relacionamos alguns desses benefícios. Encontrou-se então em conteúdos expostos na BODYEALTH (2001) alguns fatores que trazem benefícios para a empresa através da aplicação da Ginástica Laboral, como: redução dos custos de assistência médica; diminuição do absenteísmo; aumento da produtividade; melhoria do ambiente de trabalho; diminuição dos números de acidentes; melhoria da imagem para a empresa; melhor e maior integração entre os funcionários; reduz os afastamentos por LER/DORT. [...]


[...] Hoje em dia existe uma certa ineficácia médica para o tratamento do trabalhador com LER, o que pode ser confirmado com relatos encontrados em conteúdos expostos sobre SERVIÇOS (2001) que relatam que o tratamento médico apenas provoca uma regressão nos sintomas, não solucionando a causa do problema. Considerando essa ineficácia, observa-se então a fundamental importância de se realizar um trabalho preventivo para evitar a instalação da LER, sendo que a principal maneira para preveni-la, provavelmente é a implantação de um programa de Ginástica Laboral Sintomas A LER vai se instalando no trabalhador paulatinamente, e os principais sintomas são: cansaço e as dores localizadas. Os sintomas podem variar de acordo com o estágio em que ela se encontra. [...]

Estes documentos podem interessar a você

O código de defesa do consumidor e suas inovações

 Administração e marketing   |  Marketing   |  Monografia   |  29/03/2007   |  BR   |   .doc   |   40 páginas

A responsabilidade civil diante do acidente de trabalho

 Direito e contrato   |  Direito civil   |  Estudo   |  26/09/2007   |  BR   |   .doc   |   54 páginas

Últimos trabalhos recursos humanos

Administração de cargos : análise de cargos em um ambiente em mudança

 Administração e marketing   |  Recursos humanos   |  Estudo   |  30/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   28 páginas

Relações interpessoais na formação de times de trabalho

 Administração e marketing   |  Recursos humanos   |  Estudo   |  03/01/2010   |  BR   |   .ppt   |   30 páginas