Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Sugestões para se trabalhar a interdisciplinaridade a partir da disciplina de educação artística

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
33 páginas
Nível
Especializado
Consultado
7 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A educação artística e a interdisciplinaridade
    1. A importância da interdisciplinaridade
  2. Conceitos e fundamentos da educação artística
    1. Conceituando a educação artística
    2. A educação artística e a educação
    3. A expressão
    4. Criatividade
    5. A diferença entre pensamentos divergente e convergente
    6. A expressão e as aulas de educação artística
    7. Apreciação estética
    8. A educação artística e as demais disciplinas
    9. A postura do professor
    10. Metodologia da educação artística
    11. Estímulos geradores
  3. Encaminhamento metodológico
    1. Descrição da experiência
  4. Referências bibliográficas

Sabe-se que a trajetória da Educação Artística é longa e tortuosa, sempre desviando-se do caminho original, sempre ficando sem expressividade diante das outras disciplinas, quando na verdade deveria ser pré-requisito, pois através do desenvolvimento do aluno, é que terão equilíbrio, autocrítica, pensamento divergente, criatividade nas soluções de problemas, para buscar embasamentos em outras áreas.
Aceita-se plenamente que uma metodologia mais dinâmica, mais concreta, e principalmente com validade para o aluno, possa elevar o conceito de Educação Artística ou Educação para as Artes, nas três áreas de trabalho, música, dança ou artes plásticas fazendo com que o mesmo possa efetivamente expor seu potencial enquanto cidadão, sensibilizar-se diante do belo, adquirir conhecimentos gerais que são fundamentais para uma sinopse cultural e ao mesmo tempo possa desenvolver suas aptidões ou pelo menos tenha a oportunidade de identificá-las dentro de um contexto mais amplo e variável.
Dessa forma, estará se trabalhando também a interdisciplinaridade, pois o preparo do aluno nestas três áreas servirá para lançar qualquer disciplina, qualquer conteúdo.
A metodologia e suas implicações no processo ensino/aprendizagem é um dos campos de estudo e pesquisa na área de Educação ao qual muitos educadores têm se dedicado seguindo diversas correntes de pensamento. Conforme Fagali & Dias et alii, ?o importante é saber que os fatores determinantes da metodologia são os conteúdos de ensino e as condições de vida e de trabalho dos alunos e professores". Entendida como um processo em que os métodos selecionados entram em ação, a metodologia deve envolver diferentes procedimentos, técnicas e recursos para realizar a mediação entre o aluno e os conteúdos considerados relevantes.

[...] Objetivos específicos: - Incentivar a pesquisa de elementos das linguagens artísticas característicos da Bahia; - Proporcionar condições e elementos geradores para que o aluno possa escolher com qual linguagem artística vai trabalhar e repassar o que viu e ouviu; - Proporcionar condições para atingir a integração das linguagens expressivas; vários resultados diferentes em uma mesma linguagem; e todas as possibilidades combinatórias que os próprios alunos propuserem. Metodologia A primeira etapa será uma projeção de slides, referentes ao patrimônio histórico da Bahia; A segunda etapa , além dos slides haverá música de grupos baianos como Olodum e Caetano Velozo, discutir-se à as diferenças entre ambas. [...]


[...] A atitude do terceiro professor mostra como é possível transformar uma situação negativa num momento de aprendizagem, aproveitar as condições concretas e encará-las não como impedimentos (por exemplo: falta de sala, de material, incompreensão do papel da arte na escola), mas como estímulo para a criação de condições de trabalho, onde o mais importante seja a relação com os alunos numa situação de aprendizagem Metodologia da Educação Artística A metodologia e suas implicações no processo ensino/aprendizagem é um dos campos de estudo e pesquisa na área de Educação ao qual muitos educadores têm se dedicado seguindo diversas correntes de pensamento. [...]


[...] Tendo em vista que de acordo com o Currículo Básico do ensino de 1o grau, de 5o a 8o série, teoricamente, a Educação da Arte, tomou uma outra dimensão, mas que na prática, as escolas continuam oferecendo aquela ?aulinha? para que o aluno possa ?distrair-se fazer as ?barraquinhas e bandeirinhas das festas da escola?, sentiu-se a necessidade de conhecer outras metodologias, principalmente que possam culminar com os objetivos da linha pedagógica socioconstrutivista adotada hoje nas escolas e a partir deste levantamento, elaborar planos de aulas que sejam mais voltados para a arte como um todo e sua importância na vida dos alunos. [...]

Últimos trabalhos artes

Imagem na arteterapia e a utilização com crianças e adolescentes

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  20/06/2008   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

O abstrato na obra "Du spirituel Dans l' art" de Wassily Kandinsky

 Artes e mídia   |  Artes   |  Estudo dirigido   |  28/04/2008   |  BR   |   .doc   |   6 páginas