Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Análise da oferta no mercado econômico

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Oferta
    1. Oferta
    2. Demanda
    3. Oferta x demanda
  3. Conclusão
  4. Referências bibliográficas

Este trabalho tem por objetivo analisar a oferta no mercado econômico.
Entende-se por mercado o conjunto de bens e serviços que são ofertados associado à quantificação de recursos que os consumidores dispõem para adquirir estes bens e serviços.
Para conceituar oferta, faz-se necessário conceituar também a demanda, haja vista que estas variáveis encontram-se intimamente interligadas para que seja possível atingir o que convencionou-se chamar de equilíbrio de mercado.
A oferta constitui-se na quantidade de determinado bem ou serviço que vendedores disponibilizam no mercado em um determinado período.
A demanda, inversamente, constitui-se na quantidade de produtos ou serviços que os compradores têm a pretensão de adquirir no mesmo período da oferta.
Alguns fatores influenciam a demanda e a oferta. A demanda é influenciada pelo preço do bem ou serviço, pela renda e hábitos dos consumidores e pelo preço de outros bens ou serviços concorrentes (bens ou serviços substitutos). Já a oferta é influenciada pelo preço do bem ou serviço, pelo preço das matérias-primas e mão-de-obra utilizadas para a geração do bem ou serviço ofertado, pela tecnologia e também pelo preço da concorrência .
Para que a equação oferta versus demanda seja satisfatória, é necessário que as quantidades de produtos ou serviços ofertados sejam iguais às quantidades demandadas.

[...] A oferta fornece-nos a relação entre a quantidade de um produto que pretende-se vender e o preço desse mesmo bem, mantendo-se o restante constante. Exemplificando, será demonstrado na tabela a seguir, a relação de oferta de um produto X no mercado. Tabela 1 - Relação de oferta de um produto X no mercado Fornecedor Preço Quantidade ofertada (milhões por unitário semana) Fonte: Bilas (2002) Pela tabela é possível perceber que as quantidades ofertadas aumentam à medida que os preços aumentam. [...]


[...] Tabela 2 - Relação de demanda de um produto X no mercado Consumidores Preço Quantidade demandada unitário (milhões/semana) Fonte: Bilas (2002) Pelo exposto observa-se que as relações existentes entre preço e quantidade são inversas Oferta x demanda O equilíbrio entre oferta e demanda num mercado concorrente ocorre quando um preço consegue tornar iguais as forças entre oferta e a demanda. O ponto de equilíbrio é evidenciado quando quantidade de produtos procurada é igual à quantidade de produtos oferecida. De acordo com a teoria econômica, em um mercado onde não evidencia- se nenhuma intervenção, tanto a quantidade de produtos ou serviços quanto o preço dos mesmos sempre terão a tendência de alcançar este ponto de equilíbrio, conforme demonstra a figura a seguir. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Ecoturismo

 Sociedade   |  Ecologia & meio ambiente   |  Monografia   |  04/12/2006   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Proposta de elaboração de um plano de vendas para o aumento do volume de vendas da Alta Voltagem

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  20/05/2007   |  BR   |   .doc   |   12 páginas

Últimos trabalhos economia

Contribuição Sindical

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  21/11/2012   |  BR   |   .doc   |   6 páginas

Vantagens de Negocições Extrajudiciais

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  01/12/2011   |  BR   |   .doc   |   27 páginas