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Estratégica de avaliação formativa para o curso superior de tecnológico em informática

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
36 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A avaliação no contexto escolar
    1. Concepções sobre avaliação
    2. Análise histórico-lógica de investigações na área de avaliação
  3. Diagnóstico e estratégia de avaliação para o curso de tecnólogo em informática do cefet-pi.
    1. Diagnóstico da situação existente no CEFET-PI
    2. Estratégias de avaliação para o curso tecnólogo em Informática
    3. Avaliação e validação da proposta por consulta a especialistas

A presente dissertação tem como objetivo propor uma estratégia para a avaliação formativa que permita elevar o trabalho dos envolvidos, contribuindo para a melhoria do processo ensino-aprendizagem no curso superior de Tecnólogo em Informática do CEFET-PI. No período de abril/1999 a julho/2000, foi conduzida uma pesquisa no delineamento do tipo de avaliação adotada no ensino superior do referido Centro. Mostrou-se, através de pesquisa bibliográfica e de campo, um estudo detalhado sobre a avaliação, apresentando vários aspectos, possibilitando a obtenção de informações apropriadas para um novo modo de avaliar. O objeto de estudo é o processo docente educativo no curso supracitado, tendo como propósito quebrar paradigmas enraizados no cotidiano escolar com relação à avaliação. A dissertação tem como suporte a concepção histórico-cultural de Vigotsky. A novidade deste trabalho consiste na dialética entre professores e alunos no processo avaliativo. Espera-se que esse trabalho investigativo, além de ser utilizado no curso superior recém criado no CEFET-PI possa, também, ser utilizado nos demais cursos superiores, como também, em outras instituições que busquem inovar a sua prática avaliativa.

[...] O processo interacional em sala de aula: um estudo comparativo em dois grupos sociais. (dissertação de mestrado), UNB, Brasília LUCKESI, Cipriano C. Avaliação educacional escolar: para além do autoritarismo. Revista ANDE (10 E 11). São Paulo, ANDE Avaliação educacional escolar: sendas percorridas. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo História e Filosofia da Educação Filosofia da Educação. São Paulo-SP: Cortez p Avaliação do Rendimento Escolar. 4.ed., São Paulo-SP: Cortez p Avaliação da aprendizagem escolar. 3.ed., São Paulo, Cortez MENDES, Marcel. [...]


[...] Capítulo II Diagnóstico e Estratégia de Avaliação para o curso de Tecnólogo em Informática do CEFET-PI Diagnóstico da situação existente no CEFET-PI Situação atual da avaliação escolar no Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí A Escola Técnica Federal do Piauí - ETFPI, ao longo de sua história, trabalhou com um sistema de avaliação que destaca o aspecto quantitativo (provas, testes), apesar da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n.º 9.394 datado de 20 de dezembro de 1996, enfatizar que os aspectos qualitativos devem preponderar com relação aos quantitativos. [...]


[...] RECOMENDAÇÕES 1 Ser oferecido um curso de superação sobre avaliação para os professores do curso de Tecnólogo em Informática; 2 O CEFET deve oferecer, continuamente, cursos de atualização pedagógica para que as mudanças educacionais sejam incorporadas e internalizadas pelo corpo docente; 3 O CEFET deve oferecer também, na própria instituição ou em convênio com uma das Universidades do Estado, cursos de licenciatura específicos para a formação pedagógica dos profissionais de nível superior que atuam ou desejam atuar em sala de aula, incentivando a participação dos docentes inclusive, estendendo vagas a outros profissionais interessados, contribuindo assim para a qualificação docente destes professores; 4 Evitar a rotatividade dos professores, ou seja, que haja concurso para professores permanentes; 5 Sugerir para as Universidades que seja aumentada a carga horária das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciaturas; 6 Continuar aperfeiçoando a estratégia de avaliação para o curso superior de Tecnólogo em Informática do CEFET-PI, uma vez que o mundo está em constante mudança o campo educacional precisa está acompanhando essas mudanças; 7 Fazer uma proposta similar para outros cursos. [...]

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