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A imigração italiana sob a ótica da metodologia

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
28 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Movimentos imigratórios
    1. A importância do levantamento histórico para a cidadania
    2. Imigração no Brasil
    3. Como iniciou a imigração no Paraná
    4. Ocupação do vazio agrícola
    5. Crescimento da população do Paraná no século XIX graças à imigração
    6. Colônias italianas estabelecidas no Paraná (1829-1911)
    7. Expansão do Sudoeste e Oeste
  2. Gaúchos e catarinenses no Paraná
    1. Como viviam
    2. Onda emigratória
    3. Miséria Perene
    4. A partida
    5. A viagem para o destino
    6. Por falta de dinheiro
    7. Os italianos e o romantismo
  3. A história contada sob a visão de um imigrante
    1. Os imigrantes italianos no Paraná
    2. As causas da emigração de italianos para São Paulo
    3. A sociedade promotora da imigração
    4. Os sofrimentos dos imigrantes
    5. Outro grande sofrimento: O isolamento
    6. Atritos entre fazendeiros e colonos
    7. Sem terra e sem casa própria
  4. Encaminhamento metodológico
    1. Metodologia
    2. Os italianos e outros imigrantes

Cada vez mais vê-se a tendência das escolas de se abrir à participação da comunidade, por isso professores, alunos e comunidade em geral devem se unir para planejar e produzir conhecimentos, enquanto integração de conteúdos curriculares com a cultura viva e isso se dá através da sua história e do seu cotidiano. Mas para que essa história faça parte do contexto do aluno, é necessário buscá-la no tempo. Essa busca é nosso objetivo com este estudo. Pretende-se buscar um embasamento teórico e desenvolver um projeto onde a memória ainda ?jovem? seja resgatada e documentada de modo a ficar preservada para gerações futuras.
Esse trabalho se destina a cumprir as exigências do curso de pós-graduação e o objetivo desta monografia, trata sobre os Laços de Convivência Social dos Imigrantes Italianos, no Paraná e principalmente no início da Colonização do Município de Guaraniaçu - Pr .
Busca-se perceber quais as relações que permitiam a convivência entre as diferentes etnias: assim como analisar o comportamento social dos diferentes imigrantes.
Procura-se ainda comparar as culturas desses imigrantes e identificar como conseguiram romper as barreiras de linguagem. Analisar os motivos que trouxeram esses imigrantes para região de Guaraniaçu deixando seus lugares de origem e submetendo-se às intempéries.
Os objetivos educacionais são criar oportunidades para o estudante compreender e vivenciar a história de seu Estado e a sua realidade, e repensar o seu papel enquanto sujeito social.
Com este estudo pretende-se inicialmente elaborar juntamente com os alunos um levantamento dos pioneiros de origem italiana no Paraná, concentrando-se na região Oeste do estado. Com arrecadação de documentos, reportagens, livros, fotos e objetos da época. O que se busca não é apenas relatar a história dos imigrantes italianos, mas fazer com que o aluno conte a história, busque dados e fatos, a vivencie e faça comparativos entre as condições de ontem e de hoje, que se coloque no lugar dos pioneiros e possa avaliar como eles viveram suas épocas. A metodologia será o desenvolvimento de um projeto, onde estão inseridos métodos de entrevistas e pesquisas e avaliação que serão feitos por alunos das 7ª e 8ª séries matutino e noturno, do Colégio Estadual de Guaraniaçu. Sem a pretensão de esgotar o assunto, mas sim iniciar uma atividade que faça parte do contexto da escola, como um fator educativo e cotidiano.

[...] III CAPÍTULO A HISTÓRIA CONTADA SOB A VISÃO DE UM IMIGRANTE 3.1 Os imigrantes Italianos no Paraná Como em Santa Catarina, os colonos vieram encomendados pelo governo estadual, para trabalhar na agricultura. Em 1875, chegou o primeiro grupo e foi fixado em Alexandra, perto de Paranaguá, mas não evoluiu, por causa do terreno desfavorável e do abandono a que foram relegados. Em 1877, foi criada a colônia Nova Itália, compreendendo os municípios de Morretes e Antonina. Aqui também as adversidades, apesar de serem valorosos Vênetos, fizeram com que todos se transferissem para o planalto, nas imediações de Curitiba e Santa Catarina. [...]


[...] Para ligar a região com o restante do país, o Império determinou a construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá, logo estendida até o Porto Amazonas, ponto inicial da navegação do rio Iguaçu. Com o início da navegação de Porto Amazonas até União da Vitória, iniciou-se a fixação de imigrantes a partir de 1890. Nasceram então à margem direita do rio margem esquerda estava em disputa com Santa Catarina) as colônias de São Mateus (1890), Carneiro, Canta Galo (1895), Prudentópolis e Mallet (1896). [...]


[...] (Ver Anexos alguns exemplos) Neste sentido ficou provado que a metodologia é um fator fundamental para o aprendizado, pois se for dinâmica e despertar o senso de responsabilidade, haverá uma apreensão efetiva da aprendizagem. Os alunos assimilaram todo o conteúdo dado inicialmente, não houve reclamações, alguns voltavam emocionados das entrevistas, pois podiam "ler" nas palavras dos pioneiros, a dor, sofrimento, fome, mas também aquele orgulho de terem vencido, de acreditar no sonho, e principalmente de buscar por ele. Acreditamos que acima de tudo os alunos puderam assimilar o verdadeiro sentido de cidadania, quando puderam entender que esta cidade foi feita de lutas, união e solidariedade. [...]

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