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Uma análise dos pensamentos de Platão e Aristóteles sobre o âmbito político social e cultural de seu povo

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. INTRODUÇÃO
  2. O ESTADO DE ACORDO COM PLATÃO
  3. O ESTADO SEGUNDO A FILOSOFIA DE ARISTÓTELES
  4. INDIVÍDUO SEGUNDO PLATÃO
  5. INDIVÍDUOS SEGUNDO ARISTÓTELES
  6. SOCIEDADE SEGUNDO ARISTÓTELES
  7. A SOCIEDADE DE ACORDO COM PLATÃO
  8. O GOVERNO DE ACORDO COM PLATÃO
  9. O GOVERNO DE ACORDO COM ARISTÓTELES
  10. CONCLUSÃO
  11. BIBLIOGRAFIA

Não houve durante a Antigüidade os direitos individuais. Assim não se fez presente nem a igualdade civil nem a liberdade civil.
Nos Estados gregos do período democrático houve uma relativa liberdade política, uma vez que, seus cidadãos participavam direta e efetivamente no governo. Porém o número de cidadãos em Atenas e nos demais Estados era extremamente pequeno, sendo a população grega formada principalmente por escravos, não possuíam direito algum.
No entanto, todas essas características não retira dos gregos a precursão da Democracia, pois quando a Grécia é assim intitulada e mais se tratando no sentido que a atividade política assumia, do que na escolha de uma ou outra forma de governo.
A critica a democracia Ateniense e a procura de soluções políticas no mundo grego foram preocupações centrais da vida e obra daquele que é por muitos considerado o maior pensador da antiguidade: Platão (mais ou menos 428 a.C. Mais ou menos 348 a.C. ). Nele, filosofia e ação política estiveram permanentemente interligados, pois alimentou sempre a convicção de que "() os males não cessarão para os homens antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes que os chefes das cidades por uma divina graça ponham-se a filosofar verdadeiramente" (carta VII). Suas reflexões objetivavam construir uma teoria política que pudesse ser a base de um Estado perfeito. O conhecimento era o que havia de mais sublime, pois na busca incessante desse, seria possível a aproximação do mundo das idéias. Construiu um amplo edifício filosófico que exerceu a mais profunda influência em toda a civilização ocidental até os dias de hoje.
Aristóteles ( 383 ? 322 a.C), outro filósofo grego, apresentou assim, como Platão hostilidade à forma democrática de governo.

[...] A música aperfeiçoa o espírito, cria um requinte de sentimento e molda o caráter, também restaura a saúde. Depois dos dezesseis anos, e de misturar a música para lições musicais com a música pura, essas práticas são abandonadas. Assim os membros dessa comunidade teriam uma base psicológica e fisiológica. A base moral será dada pela crença em Deus. O que torna a nação forte seria ele, pois ele pode dar conforto aos corações aflitos, coragem às almas e incitar e obrigar. [...]


[...] forma democrática de governo O ESTADO DE ACORDO COM PLATÃO Segundo Platão, devido à necessidade do homem de viver em sociedade, e de uns precisarem dos outros, forma-se o Estado. Nele tudo gira em torno do coletivo, pois a propriedade privada traz conflitos que podem levá-lo a falência, como por exemplo, alguém que possui riqueza exagerada causa inveja aos que não possuem, iniciando conflitos entre os cidadãos. O Estado descrito por Platão é um Estado Ideal tal como deveria ser de acordo com a sua própria concepção do homem e do mundo, isto é, deu a idéia do Estado. [...]


[...] Uma multidão acompanhou-o até o túmulo INDIVÍDUOS SEGUNDO ARISTÓTELES Aristóteles não nega natureza humana ao escravo; mas constata que na sociedade são necessários os trabalhos materiais, que exigem indivíduos particulares, a que fica assim tirada fatalmente a possibilidade de providenciar a cultura da alma, visto ser necessária, para tanto, tempo e liberdade, bem como aptas qualidades espirituais, excluídas pelas próprias qualidades materiais de tais indivíduos. Daí a escravidão SOCIEDADE SEGUNDO ARISTÓTELES Visto que o estado se compõe de uma comunidade de famílias, assim como essa se compõe de muitos indivíduos, sendo necessário falar da família que precede cronologicamente o estado, como as partes precedem o todo. [...]

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