Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Os contos de fadas e a sua importância na construção dos conhecimentos nas séries iniciais

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
outros
Faculdade
FAGEP

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
32 páginas
Nível
avançado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Revisão bibliográfica
    1. Uma revisão através dos contos de fada
    2. Chapeuzinho Vermelho
    3. A menina dos Fósforos
    4. João e Maria
    5. Patinho Feio
    6. A Bela Adormecida
  2. Metodologia

Esta pesquisa tem como tema: Os Contos de Fadas e a sua importância na construção dos conhecimentos nas séries iniciais. A mesma apresenta como objetivo buscar o aprofundamento e a compreensão da história da criança, usando como base os contos de fadas, bem como, os efeitos e sentidos que a tematização dos contos transmite às crianças e as contribuições que os mesmos podem trazer a sua formação. Com tais propósitos, e o auxílio de autores como: Bruno Bettelhem, Nelly Novaes Coelho, Hans C. Andersen, Fanny Abramovich, Emília Maria Traça, Maria Helena Zancan Frantz e Jakob Grimm, através das leituras e análises realizadas, chegou-se a conclusão que os contos são formas vivas e verdadeiras obras que tem a capacidade de tornar a vida da criança num universo mágico.

[...] Essa pesquisa, será apresentada uma revisão dos contos já referenciados na introdução, com o auxílio das bibliografias também já mencionadas, a fim de explanar sobre os efeitos e sentido que os mesmos causam às crianças e como influenciam na sua formação e amadurecimento. conto de fadas é a cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirmos a maturidade intelectual? (BETTELHEIM p. 197) Chapeuzinho Vermelho Todas as histórias de fadas se iniciam com o herói deixando a sua casa. [...]


[...] Bettelheim afirma: Chapeuzinho perdeu sua inocência infantil quando se encontrou com os perigos do mundo e os de dentro dela, e trocou-os pela sabedoria que só os que ?renascem? possuem: os que não só dominam uma crise existencial, mas também tomam consciência de que era a sua própria natureza que os projetava na crise. A inocência infantil de Chapeuzinho morre quando o lobo se revela e a engole. Quando sai do estômago do lobo, ela renasce num plano superior de existência, relacionando-se de modo positivo com os pais, não mais como criança; ela volta à vida como uma jovem donzela. [...]


[...] As crianças das séries iniciais que são aproximadamente dos seis aos nove anos devem ter a seu alcance os livros dos contos de fadas pois é a idade da magia, fantasia e onde ela procura respostas para os seus questionamentos sobre a realidade e ao mesmo tempo em que reelabora os seus conhecimentos. Existem alguns pontos que precisam ser evitados afim de que a leitura não seja uma experiência desagradável. A leitura é usada para ensinar alguma coisa no entanto não deve confundir a função formadora da arte com a missão pedagógica. [...]

Últimos trabalhos literatura

Aspectos da Contradição: Definições e sua Presença em Textos de Ensino Médio

 Psicologia e letras   |  Literatura   |  Estudo   |  18/04/2011   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Ficha de leitura sobre "Capitães de areia" de Jorge Amado

 Psicologia e letras   |  Literatura   |  Fichamento   |  03/01/2010   |  BR   |   .doc   |   6 páginas