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A Psicopedagogia e Sua Relação no Modelo Educacional Evidenciando o Papel da Afetividade como Instrumento de Desenvolvimento Escolar

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
psicologia
Faculdade
IBPEX

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
francês
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
17 páginas
Nível
Para todos
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Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A Psicopedagogia no Brasil: Histórico e Conceito
  2. Papel do Psicodedagogo no Modelo Educacional
  3. Dinâmica da Afetividade e sua Interface no Contato Escolar

Quando se faz uma análise da história da educação, percebe-se que desde o princípio que a questão da aprendizagem sempre esteve muito centrada no poder absoluto e construtor do professor, que tem o conhecimento e as formas para que o aluno aprenda. Porém, nos últimos anos a psicopedagogia vem se inserindo no setor educacional, que em profundas mudanças técnicas e metodológicas, vislumbrou novos caminhos para a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido esse trabalho vislumbra analisar o trabalho do psicopedagogo no setor educacional, evidenciando a afetividade como instrumento de desenvolvimento escolar. Pra tanto o mesmo objetivou apresentar a funcionalidade do psicopedagogia no setor educacional atual, mostrando como o trabalho do psicopedagogo no setor educacional pode transformar a prática pedagógica em sala de aula e como a afetividade pode ser usada como instrumento na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula. Assim, esse trabalho, após verificar a importância desses aspectos, vem fornecer informações e elementos, que mostram que a afetividade e o trabalho do psicopedagogo, junto a professores e na escola, podem produzir grandes benefícios ao processo de ensino e aprendizagem discente em sala de aula. Deve-se destacar que esta relação entre a psicopedagogia e a educação já se mostrou equivocada. Porém, uma psicopedagogia calcada numa perspectiva de homem concreto, inserido social e culturalmente, encontrará um espaço importante e efetivo na educação.

[...] Portanto, é pertinente ressaltarmos que essa analise sobre o trabalho do psicopedagogo no setor educacional, e também sobre a influencia da afetividade no processo do desenvolvimento escolar, não se encerra aqui, e que outros estudos devem ser realizados afim de apresentarem mais informações sobre o trabalho desse profissional e suas técnicas na educação. Referências ANDRADE, Agivanda Soares de. A influencia da afetividade na aprendizagem. Publicado em 2007. Disponível em www.arteterapiadf.com.br/textos/monografia _completa.pdf. Acesso em 10 de Outubro de 2010. AVIA, M. [...]


[...] Dessa forma, o desenvolvimento desse trabalho se justifica pelo fato de a afetividade poder ser um dos mecanismos de apoio a prática docente, de modo a influenciar diretamente no aspecto metodológico dos professores, ajudando os mesmos na interação com os alunos, transformando o aspecto do ensino e da aprendizagem em algo mais livre e espontâneo do educando, que poderá formar sua autonomia e melhorar suas perspectivas frente ao processo de aprendizagem, ampliando assim seu conhecimento. A Psicopedagogia no Brasil: Histórico e Conceito Segundo Rocha (2009), a Psicopedagogia apresenta um campo de atuação extremamente vasto, restando ao profissional a tarefa imensa e complexa de assumir a sua colocação com discernimento e compromisso, construídos sob uma base sólida de formações teórico-práticas. [...]


[...] Assim, o professor que usa a motivação como instrumento metodológica na relação de aprendizagem, entendendo que esta se realiza na interação entre ele e o aluno, discordando da posição autoritária que antes designava esta função. Assim, a participação psicopedagógica nesta relação é de, inicialmente, procurar conhecer o professor e sua preparação pedagógica, o projeto político pedagógico da escola e os mecanismos que usam para alcançar o desenvolvimento ensino-aprendizagem, para que sua intervenção seja feita de modo consciente e compatível com os envolvidos nesta relação (ANDRADE, 2007). [...]

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