Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Plano e estágio supervisionado em psicologia clínica

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado
Estudo seguido
psicologia
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Plano e estágio supervisionado em psicologia clínica

? Adquirir conhecimento, mediante articulação entre conteúdos teóricos e vivências práticas, no intuito de contribuir na recuperação, prevenção e promoção de saúde, visando a melhoria da qualidade de vida de pessoas com transtornos decorrentes do uso e da dependência de álcool e outras drogas,bem como à suas famílias; no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) consoante as atuais concepções teóricas da Reforma Psiquiátrica Brasileiro (RPB) e da atual Política Nacional de Saúde Mental.
? Realizar atendimentos no contexto do SUS visando compreender e intervir sobre o sofrimento psíquico, possibilitando a reelaboração e resignificação de demandas subjetivas e inclusão social dos usuários da instituição, em sofrimento, por meio de trabalhos de caráter preventivo, redutor de danos e socioterápico, sob a perspectiva biopsicossocial e espiritual em conjunto com equipe interdisciplinar.

O Centro de Apoio Psicossocial Para Álcool e Outras Drogas Eulâmpio Cordeiro (CAPSad ? EC) é uma unidade da Prefeitura da Cidade do Recife (vinculada ao SUS), da área de abrangência do Distrito Sanitário IV. Foi inaugurado em abril de 1986, com o nome de Centro Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana (CECRH), sendo então órgão ligado ao Governo do Estado, ficando sob a gestão da Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (FUSAM). Em 2004, com o processo de municipalização, passou a ser gerido pela Prefeitura Municipal do Recife, mudando então a sua designação para Centro de Apoio Psicossocial Eulâmpio Cordeiro.
O CAPSad - EC atende adultos com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. Conta com uma equipe interdisciplinar voltada aos usuários e aos seus familiares, focado no programa Mais Vida, um programa de redução de danos decorrentes do uso de álcool, fumo e outras drogas.
São estratégias de redução de danos: ampliação do acesso aos serviços de saúde por meio de trabalho de campo; a distribuição de insumos (seringas, agulhas, cachimbos) para prevenir a infecção dos vírus HIV e Hepatites B e C entre usuários de drogas; a elaboração e distribuição de materiais educativos para usuários de álcool e outras drogas informando sobre formas mais seguras do uso de álcool e outras drogas e sobre as conseqüências negativas do uso de substâncias psicoativas; programas de prevenção de acidentes e violência associados ao consumo, e a ampliação do número de unidades de tratamento para o uso nocivo de álcool e outras drogas, entre outras.
Em relação à estrutura física o CAPS conta com uma casa de dois pavimentos, contando com sala para os técnicos, sala para a diretoria clínica, biblioteca, salas para atendimento grupal, salas para atendimento individual, consultório médico e sala de repouso (com dois leitos, estando de acordo com a Portaria MS nº 336/2001), auditório, cozinha com refeitório, farmácia, piscina e quadra esportiva

[...] (2005) Atenção Psicossocial e Gestão de Populações: Sobre os Discursos e as Práticas em Torno da Responsabilidade no Campo da Saúde Mental in PHYSISIS: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 127- BENJAMIM, Alfred. A Entrevista de Ajuda / Alfred Benjamim; tradução Costela dos Santos Abreu, São Paulo; Martins Fontes BERGERET, J. (1983) Psicologia Patológica. Vozes: São Paulo. BRASIL. Lei n de 19 de setembro de 1990. Dispõem sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. [...]


[...] São atividades que incluem participação em palestras, passeios e atividades culturais programados nas reuniões técnicas de acordo com as datas comemorativas do calendário. ( Apresentação do relatório final das atividades de estágio à equipe do CAPSad EC. O estagiário deverá apresentar o relatório final de estágio para a equipe técnica do CAPSad-EC na reunião técnica Cronograma das atividades/ Carga horária Estágio Supervisionado I Meses Carga Horári Carga a Horária Total Atividades Semanal Supervisão com UFPE Supervisão com a CAPSad-EC Estudo técnico Apresentação de Realização de Atendimento Participação em Atividades Apresentação de CAPS* *Atividades, com carga horária mensal, não contabilizadas na carga horária semanal. [...]

Últimos trabalhos psicologia

O Complexo Materno e seus Aspectos Psicológicos

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  15/01/2012   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

A Psicopedagogia e Sua Relação no Modelo Educacional Evidenciando o Papel da Afetividade como...

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  28/07/2011   |  BR   |   .doc   |   17 páginas