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A educação física e o esporte novas necessidades metodológicas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
29 páginas
Nível
Para todos
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. O professor de educação física
  3. O currículo
    1. A educação física e o esporte: competências
    2. A educação física de acordo com as novas diretrizes e projetos pedagógicos
  4. A educação física que temos versus a educação física que queremos
    1. A educação física e o esporte: novas necessidades metodológicas

Esta monografia objetivou analisar a educação física que temos e a educação física que queremos. Objetivou, ainda: detectar e debater o olhar da Educação Física e do Esporte como práticas pedagógicas relevantes para crianças e adolescentes dentro do âmbito educacional; e verificar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica em Educação Física e Esporte. O estudo se justifica e se faz relevante devido à cada vez mais intensa preocupação com o processo de ensino-aprendizagem. Cresce a importância assumida e conquistada pela Educação Física que, durante os últimos vinte anos, transformou-se em um promissor campo de trabalho, pesquisa e estudo, atraindo cada vez mais a atenção da sociedade em geral, que busca novas formas de atingir o equilíbrio entre vida, trabalho e saúde. Concluiu-se que a Educação Física como área que se propõe a desenvolver uma práxis sobre o corpo, a corporeidade e o movimento, tendo o Esporte como um dos seus aliados, não pode deixar de considerar também o indivíduo. É a partir da melhor delimitação da sua intencionalidade que a Educação Física e o Esporte poderão justificar sua presença e relevância dentro do projeto político pedagógico da escola e da sociedade, e não somente por força de uma obrigatoriedade legal.

[...] A nova política para o ensino médio: um estudo da educação física a partir das novas diretrizes e dos novos projetos pedagógicos. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v n p. 71-86, maio BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: MEC/SEF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais Educação Física. Brasília: MEC/SEF MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: educação física ed. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental edição. V SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. [...]


[...] Com essa absorção ou imposição do Esporte em relação à Educação Física, professores que atuam em qualquer que seja a instituição de ensino privilegiam o Esporte como conteúdo máximo e único da Educação Física, pois oferece, segundo seu entendimento, maior oportunidade de crescimento pessoal, financeiro e social/status (BRACHT, 1999). Porém, o campo esportivo é quase que completamente fechado para a imensa maioria dos professores de Educação Física. fato é que esse campo de intervenção profissional, que parecia tão promissor, é extremamente seletivo e não resultou na abertura que tantos esperavam. [...]


[...] A prioridade em relação a objetivos da educação deveria basear-se em fins como os que seguem: ensinar ao aluno como aprender, como atacar novos problemas, e como adquirir novos conhecimentos; ensinar a usar processos racionais; educar a competência com habilidades básicas; estimular o desenvolvimento da competência intelectual e vocacional; levar à exploração de valores em novas experiências; ensinar a compreender conceitos e generalizações. Acima de tudo, a escola deve desenvolver no aluno a habilidade de aprender por iniciativa própria e a fazê-lo com fervoroso interesse. [...]

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