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Alfabetização e o projeto Sorocaba

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
29 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Considerações gerais sobre a alfabetização de jovens e adultos
    1. As legislações sobre a alfabetização de adultos: Lei 9394/96
  2. Propostas e práticas da alfabetização de jovens e adultos
  3. A implantação do Projeto Sorocaba 100 analfabetos: histórico e dados
    1. Programa Sorocaba e região 100 analfabetos
    2. Dados apresentados sobre a evolução do Projeto Sorocaba 100 analfabetos e região
  4. Pesquisa de campo
    1. Metodologia de ensino no Projeto Sorocaba 100 analfabetos
    2. A entrevista
    3. Análise da entrevista
    4. Análise final da entrevista

O estudo aqui apresentado tem como propósito refletir de forma crítica, a alfabetização de jovens e adultos, tendo presente o contexto histórico que estamos vivendo e o perfil do trabalhador frente às novas bases tecnológicas do mundo globalizado, que exigem a formação de um homem autônomo, crítico e reflexivo. Como tema de pesquisa, para atingir esse objetivo efetivou-se uma pesquisa histórica de caráter bibliográfico. Num primeiro momento, fez-se um histórico da alfabetização no Brasil; num segundo momento enfatizaram-se as propostas e práticas da Alfabetização de Jovens e Adultos; num terceiro momento abordou-se a Implantação do Projeto Sorocaba 100 Analfabetos: Histórico e Dados; num quarto momento apresentou-se uma entrevista realizada junto à coordenadora do Projeto Sorocaba 100 Analfabetos. Concluiu-se que, os professores devem oportunizar aos jovens e adultos atividades que conduzem à aquisição do saber. Desta forma, a alfabetização estará contribuindo na formação integral do jovem e do adulto e o conhecimento adquirido irá muito além de um simples saber, para um saber fazer, onde o alfabetizando aprimore seu conhecimento, seu pensamento crítico-reflexivo, realize-se como indivíduo, atue e transforme a comunidade em que vive, de acordo com suas necessidades.

[...] Para finalizar o estudo, será apresentada uma Pesquisa de Campo, com o Programa Sorocaba 100 analfabetos da UNISO, realizada com a Coordenadora do Projeto, a Mestre em Educação da Uniso, Profª Beatriz Elaine Picini Magagna CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Muitas vezes definimos erroneamente Educação de Jovens e Adultos. Por isso, antes de iniciar nosso estudo, é necessário conhecer um pouco da história dessa modalidade de ensino. Segundo Freire apud Gadotti & Romão (2001), os termos educação de adultos e educação não formal, referem-se a mesma área disciplinar, teórica e prática da educação, porém com finalidades distintas. [...]


[...] Abordou-se também a formação dos profissionais envolvidos no Projeto, se estão totalmente capacitados para a responsabilidade que o projeto exige e também se o nome do projeto faz jus às reais intenções. Outra questão que foi levantada diz respeito aos professores voluntários dentro do projeto e assim como outros profissionais que também estão trabalhando junto com o grupo. Sendo Mestre em Educação, foi questionado dentro do seu ponto de vista pedagógico e administrativo, o que o projeto está precisando mais urgente para poder ser considerado como o melhor, em termos de educação para a comunidade. [...]


[...] Assim, em 1989, a Prefeitura Municipal de Sorocaba buscou, também, atender às recomendações da nossa Constituição - Art e Art implantando o Projeto Piloto de Alfabetização de Jovens e Adultos, o qual, a partir de 1990, deixou de ser piloto ao consolidar-se como Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos - ALFA-VIDA. O Projeto recebeu o cognome de Alfa-Vida por se buscar enfatizar, permanentemente, a importância da alfabetização para a vida de jovens e adultos analfabetos. Após a implantação, o primeiro passo foi a realização de um curso de uma semana para alunos de terceira e quarta séries do Magistério, com o intuito de preparar profissionais para a alfabetização de jovens e adultos, que constituiriam o compromisso da ,com o município. [...]

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