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Atividades com jornais e revistas para estimular a reflexão, linguagem oral e escrita nas séries iniciais

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
33 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução:
    1. Metodologia
    2. Objetivos
  2. Pressupostos teóricos
    1. Concepções da leitura e escrita
    2. Interação e discurso
    3. Concepções de leitura
    4. Das concepções da linguagem
    5. Aquisição da leitura
    6. Conceito de leitura
    7. A leitura enquanto processo complementador para a interação crítica, transformadora
  3. Trabalhando com textos informativo: o jornal
    1. O jornal na sala de aula
  4. Outras atividades com o jornal
    1. Itens a serem trabalhados
    2. Especificação da atividade
    3. A escrita de notícias
    4. Atividades, relatos e experiências
  5. Descrição metodológica
    1. Da população
    2. Da metodologia
    3. Dos recursos
  6. Análise comparativa dos resultados

Pensar o ensino de português de 1º grau significa pensar numa realidade que permeia todos os nossos atos cotidianos: a realidade da linguagem. Ela nos acompanha sempre e serve para articular não apenas as relações que estabelecemos com o mundo, como também a visão que construímos sobre ele. É através da linguagem que nos constituímos enquanto sujeitos no mundo, caracterizando nossa humanidade, diferenciando-nos dos animais.
Deste modo, se faz necessário a percepção da natureza social da linguagem, enquanto produto de uma necessidade histórica do homem, levando-nos à compreensão do seu caráter dialógico, interacional. Pois tudo o que dizemos, dizemos a alguém e é esse interlocutor, presente ou não no ato de nossa fala que acaba por determinar aquilo que vamos dizer e como vamos dizer, este alguém está, portanto, socialmente situado; logo, nossa fala está diretamente vinculada ao grupo social e à época a que pertencemos.
Diante dos fatos expostos, é necessário analisar o material didático do qual se faz uso, em sala, o professor de português; pois muitos livros e textos escolhidos não levam em conta a dimensão social da linguagem, tratando a língua como mera listas de ?certos e errados gramaticais?.
Percebemos, então, ao longo do nosso trabalho com alunos do 1º grau, que quanto maior for o contato com textos que possam, interagir com eles, que tratem da temática contemporânea e sejam de fácil acesso, maior é o desempenho lingüístico oral e as melhoras a nível escrito são constantes. Logo não poderíamos deixar de destacar e pesquisar com mais profundidade a linguagem de jornal, afinal estes textos fazem parte do cotidiano dos alunos e professores quer seja através de telejornais, nos quais à compreensão da oralidade formal é extrema, quer seja através de publicações, em que a leitura ágil, a interdisciplinaridade e a abstração é constante. Por isso acreditamos que o trabalho do educador, nos diversos níveis de desenvolvimento da linguagem oral e escrita dos seus alunos, aliada à técnicas eficazes e bons textos jornalísticos, terá melhores resultados, afinal estes referidos textos oferecem um complemento de grande valor aos textos literários que muitos já trabalham há tempos em várias escolas.

[...] Por fim, não podemos esquecer que um trabalho desenvolvido a partir da leitura de jornais pode ajudar a criança a perceber a complicada trama da existência e as diversas nuances da percepção e da verdade, a medida em que, no decorrer de seu processo de escolarização, passa a perceber que existem mais pontos de vista do que o dela mesma OUTRAS ATIVIDADES COM O JORNAL Conforme explica-nos FARIA (1989,p:7-20) ?pela sua natureza, esta atividade poderá ser trabalhada, em quaisquer das séries do 1º grau. [...]


[...] Apesar de toda a deficiência do instrumental pedagógico e humano, existem escolas que se preocupam em possibilitar à criança uma aprendizagem eficaz, que colabore para que ela reconheça o mundo e caminhe com seus próprios pés. A escola atual luta por uma interação maior entre aluno e professor, visando, portanto, diminuir o desencontro que se perpetuou entre quem ensina - ?dono do saber? - e quem aprende - que nada sabe?. Pois é propiciando espaços para o diálogo, respeitando o conhecimento que o aluno traz e colaborando para que, em sala, todos posam manifestar o seu ponto de vista, que se fará uma escola que vise verdadeiramente à interação e não à alienação. [...]


[...] CONClusão Como pode-se observar, as atividades com jornais são muito produtivas para a aprendizagem pois não só influenciam na escrita mas também na leitura e oralidade, além de despertar a curiosidade por fatos lidos, pela história em si. Na produção de textos houve muita espontaneidade e o aluno levantou hipóteses sobre a grafia e à segmentação dos enunciados, mostrando que pensa sobre a escrita. Os alunos passaram a trazer de casa artigos de jornais e revistas que achavam ser interessantes, predominando as notícias esportivas para os meninos e as novelas e artistas para as meninas, o que pode-se constatar que nessa faixa etária o interesse cultural é diferente do menino para a menina, mostra também que a colaboração é espontânea entre eles e pode o que pode ser aproveitado pelos professores. [...]

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