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A autonomia da escola pública no Brasil

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
administração
Faculdade
FACECA/FADIVA

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
21 páginas
Nível
Para todos
Consultado
532 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A autonomia da escola no Brasil
    1. Os processos de descentralização e desconcentração
    2. Gestão democrática e qualidade de ensino
    3. Conselho escolar, é preciso conehcer a legislação
  3. O processo de mobilização e acompanhamento social
    1. O papel dos reeditores sociais dentro do espaço educativo
    2. Dificuldades dos reeditores para efetuar o controle social
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

Desde a década de 20, o professor Lourenço Filho, um dos precursores do conceito de diversidade na escola, dissecava o problema da educação no Brasil. Ele o descrevia como advindo da própria organização social. Para ele, à sociedade e ao estado faltava emancipação técnica e uma reordenação que obedecesse aos princípios racionais e técnicos, assim como a eliminação do analfabetismo e a democratização do ensino, eram a premissa básica para desenvolver a capacidade produtiva do aluno e integrá-lo à sociedade, além de expirar as ingerências políticas na educação. Em 1926 ele declarou: "a escola não se anima ainda ao calor de um ideal superior de vida em comunidade, nem se agita à luz de um seguro critério democrático" (apud GADOTTI, 2000, p.67).
Isto posto, percebe-se que a história, a educação e a sociedade são intrinsecamente ligadas. A educação tem como primazia a sua função social, pois deve integrar se a comunidade, a participação de cada integrante que nela convive e visa a melhoria da qualidade de vida de seus participantes.

[...] A atitude interdisciplinar é a busca de uma visão de totalidade que orientará com mais sucesso o projeto político pedagógico da escola que retrata toda sua organização. A educação não pode ficar deslocada, desfigurada desta dita ?Sociedade do Conhecimento?. Faz-se necessário que sejam estabelecidas parcerias neste processo de construção e reconstrução do conhecimento interagindo, a cada nova descoberta e levando as novas informações às camadas da sociedade mais desprivilegiadas. O melhor caminho para se chegar a esta meta é através das escolas, do ensino. [...]


[...] A autonomia escolar, conforme instituída pela nova LDB, refere-se à construção da identidade institucional, constituída pela formação de capacidade organizacional da escola para elaborar o seu projeto educacional, ser capaz de gerenciar diretamente os recursos destinados ao desenvolvimento e manutenção do ensino, bem como a execução dos mesmos, mediante adoção da gestão compartilhada. O que vem ocorrendo na prática educacional brasileira, e que expressa melhor esta compreensão, é o deslocamento do processo decisório, do centro do sistema para os níveis executivos mais próximos aos usuários do sistema, ou seja, a descentralização do governo federal para as instâncias subnacionais, em que a União deixa de executar diretamente programas educacionais e estabelece e reforça suas relações com os estados e os municípios, chegando até o âmbito da unidade escolar. [...]


[...] Coerentemente, ele deve, fundamentado nos princípios assegurados pela Constituição Federal, garantir os investimentos educacionais, promover projetos de erradicação do analfabetismo no Brasil, integrando e socializando o povo brasileiro em prol de unificar a nossa cultura, exterminando os preconceitos e racismos existentes em nosso país A AUTONOMIA DA ESCOLA NO BRASIL Com o intuito de eliminar qualquer tipo de exclusão no sistema escolar, foram implementados, no Brasil, diversos projetos com a função única e exclusiva de orientar e garantir que os investimentos em educação sejam bem empregados. [...]

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