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A criatividade e o processo de ensino e aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
FPM...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
22 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Tecendo conceitos sobre a criatividade
  3. Inteligência e criatividade: algumas interseções
  4. A criatividade e o processo de ensino-aprendizagem
  5. Conclusão
  6. Referências

Esta pesquisa tem como objeto de estudo a criatividade dos educandos como recurso potencial para a aprendizagem no contexto da sala de aula. A finalidade deste trabalho é propor estratégias pedagógicas de estímulo à criatividade dos educandos no primeiro ciclo (1ª e 2ª séries) do Ensino Fundamental. Para tanto, se faz necessário compreender o verdadeiro papel da profissão docente, a fim de lançar mão de métodos e recursos diversificados e enriquecedores para a prática pedagógica criativa. Neste sentido, a criatividade pode ser entendida como método ou recurso de aprendizagem.

Do contrário, estaremos validando uma prática arbitrária e descontextualizada às necessidades dos educandos. Pois, muitas vezes nos perdemos em nossa ignorância e fortalecemos o que Paulo Freire (1983) chamaria de pedagogia dos dominantes onde a educação existe como prática da dominação.

[...] Para tanto, importa que empreendamos na busca de meios e recursos especializados e teoricamente fundamentados, que respondam aos principais problemas da educação nacional, adequando as políticas públicas, às necessidades regionais, considerando as propostas de educação para a vida e valorizando toda a riqueza humana, em suas diversas instâncias, imprimindo maior significado à vida, de modo a tornar o ensino mais humano e mais ético. Sendo assim notório validar o papel da criatividade para esse desenvolvimento, haja vista que a criatividade esta diretamente ligada ao desenvolvimento humano para uma vida justa, que deverá estar alicerçada no bom senso, na boa intenção e na razão. [...]


[...] Para Isaksen (1990), a criatividade é um recurso humano e natural, que leva a prática educacional a lidar com o conceito em três formas básicas: incluir criatividade no currículo existente, no ensino de pensamento criativo, e nos perfis de solução de problemas, e ainda usar criatividade no processo de planejamento da aprendizagem. O primeiro método inclui aplicar nos programas institucionais, o que se conheça sobre a criatividade. Por exemplo, a inclusão no programa, de questões e sugestões de atividades que são favoráveis à leitura; a segunda abordagem inclui unidades separadas de instrução, cursos ou programas projetados para fazer emergir a criatividade (MARTÍNEZ,1997). [...]


[...] A teoria das Inteligências Múltiplas é um fator importante neste processo, principalmente em relação aos procedimentos que se deve adotar no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, é uma visão ao mesmo tempo nova e necessária, que deve ser seguida sem os rigores que travam qualquer processo de aprendizagem e de criatividade do indivíduo, mas que permitam uma nova concepção de avaliação da real aprendizagem. O nosso papel como educadores é a formação de cidadãos conscientes e críticos, uma vez que o ensino produtivo diferencia-se na sua concepção essencialmente por possibilitar o desenvolvimento da personalidade para fomentar a criatividade dos estudantes, e ser capaz de transformar a realidade em seu contexto de atuação, levando-os à avaliação e auto- avaliação com o objetivo de reflexão constantemente sobre o seu nível de desenvolvimento. [...]

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