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A Escola e o Comportamento das Crianças

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UPF

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
48 páginas
Nível
Para todos
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A História da Criança
    1. História da Criança no Mundo
    2. História da Criança no Brasil
    3. História de Paranatinga
  2. A Socidade e a Escola
    1. Educação
    2. Família
    3. Poder
    4. Violência
    5. Disciplina - Indisciplina
    6. Participação
    7. Cidadania
  3. O Papel do Professor na Questão Disciplinar
    1. (In) Disciplina: Enfrentando o Desafio
    2. Indisciplina na Escola: É Preciso Humanizar as Relações
    3. Perspectivas de Ação

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada sobre a História da Criança no Brasil e no Mundo e a intervenção dos profissionais da educação, face aos desafios presentes no campo sócio-educacional, sobretudo para compreender a relação intra-familiar e o comportamento das crianças no âmbito escolar.
Durante a pesquisa bibliográfica visamos identificar as causas da indisciplina e os fatores que contribuem para a desarmonia na escola.
Este trabalho está estruturado em três partes. A primeira parte faz um resgate sobre a trajetória histórica da criança no mundo, no Brasil e em Paranatinga, evidenciando claramente que essa criança, durante muito tempo, não foi considerada como um ser humano, portador de identidade própria e direitos. Só após o século XIX começam as preocupações voltadas à criança e ao adolescente, que dão o primeiro passo para a promulgação de leis de amparo integral a essas crianças e adolescentes.

[...] A escola era municipal e o pagamento e a manutenção era feito pelo prefeito de Chapada dos Guimarães, o Sr. Apolônio Bouret de Melo. Embora o trabalho fosse realizado de forma precária as professoras esforçavam-se dando tudo de si, pois os materiais didáticos eram escassos. A escola era feita de pau-a-pique coberta de zinco com três salas de aula que dividiam um único quadro negro que era revezado pelas professoras. O método utilizado era o tradicional, mas já se fazia o uso de material concreto, pois naquela tudo era difícil de se conseguir devido a distância e deficientes meios de transporte. [...]


[...] A troca de pontos de vista, os exames das situações, a negociação, o colocarem-se no lugar do outro, gera respeito aos sentimentos e ideais do outro, atitude fundamental para qualquer processo de participação. A questão é como se toma parte e não quanto. A relação entre participantes de um grupo será sempre de entendimento e nunca de convencimento. Um processo participativo não permitirá jamais uma relação de dominação onde um queira convencer o outro de que isto ou aquilo é o melhor. [...]


[...] Os educadores precisam estar preparados para provocar o debate, propor leituras, exercitar a dúvida, promover a integração família/escola, fazer da escola um espaço rico onde as revoluções se instalem e proporcionem mudanças reais de comportamento e atitudes. É preciso trabalhar com a linguagem, com símbolos, estabelecer a prática do diálogo, acima de tudo, pois o principal papel do professor é educar através do ensino. A escola pode proporcionar momentos de descontração, com atividades programadas, como por exemplo, recreio orientado, gincanas, concursos de talentos, concursos de dança, desenvolvimento de atividades esportivas, envolvendo os professores e os alunos. [...]

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