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A informática escolar pode desempenhar papel importante no desenvolvimento de alunos de classes especiais e deficiente mental

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
43 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A educação especial
    1. Os princípios da educação especial
    2. A classe especial
    3. Características da classe especial de Def. mental
    4. Características e necessidades dos alunos que freqüentam a classe especial para Def. mentais
    5. Deficiência mental leve (educável)
    6. Deficiência mental moderada (treinável)
  3. Níveis de comportamento adaptativo
    1. Características Individuais
    2. Algmas características individuais apresentadas a nível de área motorau
    3. Necessidades Individuais
  4. Informática e a educação
    1. A informática na educação
  5. Princípio da socialização
  6. Princípio da espontaneidade
    1. Objetivos da informática na educação
    2. Utilização da informática
    3. Aprendizagem por descoberta
    4. Pacotes integrados
  7. A educação, a informática e o professor de classes especiais
    1. Algumas Atitudes Básicas para o professor de educação especial
  8. Processo de elaboração de softwares educativos
    1. Alguns softwares "educativos"
    2. A discussão das bases do processo
  9. Apresentação e discução dos resultados
    1. Método
    2. Recursos

Este estudo sobre a Informática na Educação Especial foi desenvolvido para apresentar conteúdos sobre como a Informática Escolar pode auxiliar o desenvolvimento dos alunos de Classe Especial em suas dificuldades de aprendizagem, cognitiva, afetiva e motora. Para realizar um trabalho consciente e qualitativo com os alunos de Classe Especial necessário se faz adquirir o conhecimento teórico que efetua a prática, pois estes necessitam de um atendimento mais especializado. A escolha deste tema motivou-me devido ao interesse e também a preocupação em oferecer alguns subsídios, informações para os profissionais de Informática da Educação sobre o trabalho com crianças de Educação Especial, que trata-se de deficientes em geral, onde requerer muito conhecimento e dedicação. Para tanto, observamos e questionamos escolas, onde o projeto já está acontecendo e realizamos uma análise junto aos professores e demais pessoas envolvidas com os alunos da Classe Especial, averiguando se houve ou não um retorno visível no que tange a socialização e desenvolvimento em outras áreas.

[...] Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática da Educação Física. São Paulo: Scipione Gil, Perez, D. Contribución de la Historia y de la Fifosofía de las Ciencias al Desarrollo de um Modelo de Enseñanza/Aprendizaje como Investigación. Enseñanza de la Ciencias.1993 GRUNKRAUT, M. Os problemas da aprendizagem e a informática. BigMax . REVISTA DE INFORMÁTICA HURTADO, J. G. G. M . O Ensino da Educação Física: Uma abordagem didática. Curitiba: EDUCA/EDITER KATRYN, Bernard. MARCENE, Ericson. Como Educar Crianças com Problemas de Desenvolvimento. [...]


[...] Santarosa (in Oliveira, 1997,p.126), em uma experiência na educação especial, só que desta vez com deficientes mentais, apontou os seguintes resultados com a utilização da linguagem Logo: - O uso do microcomputador com respostas Logo revela-se como alternativa eficaz no atendimento de crianças deficientes mentais educáveis; - Como alternativa de trabalho, a resposta Logo favorece o desenvolvimento de dimensões afetivas que contribuem para o sucesso do deficiente mental nas suas realizações pessoais e comportamento emocional; - As interações com microcomputador na proposta Logo favorecem o desenvolvimento da dimensão cognitiva e do desempenho escolar do deficiente mental educável. [...]


[...] DF ANEXOS 39 QUESTIONÁRIO Para a Professora Regente da C.E QUESTIONÁRIO SUGESTÕES DE JOGOS RECREATIVOS - EU LEIO E ESCREVO? - PASSA O QUEIJO? - ?PALAVRA OU SÍBALA? - ?DECODIFICAÇÃO E ESCRITA DAS PALAVRAS? - ?JOGO DAS PALAVRAS? - FAMÍLIA? - ?IDENTIFICAÇÃO DE PALAVRAS? 42 INTRODUÇÃO Através desta pesquisa pretende-se apresentar alguns subsídios, sobre como a Informática Escolar pode desempenhar papel importante no desenvolvimento de alunos de Classes Especiais e deficiente mental em suas dificuldades de aprendizagem, considerando-se as áreas de desenvolvimento, cognitiva, afetiva e motora. [...]

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