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A visão do professor em relação ao papel do psicopedagogo

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
34 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Aspecto teórico
    1. Quem é o psicopedagogo ?
    2. Funções do Psicopedagogo
    3. A Instituição 'Escola'
    4. A importância da prevenção
  2. Justificativa
  3. Metodologia
    1. Sujeito
    2. Local
    3. Instrumento
    4. Procedimento
  4. Resultados
    1. Entrevista com a direção
    2. Questionário com os professores
    3. Análise

O interesse em centralizar este estudo na análise do papel do psicopedagogo na instituição escolar teve origem na nossa própria trajetória profissional. Como docente tivemos a oportunidade de constatar a falta do psicopedagogo na escola bem como o desconhecimento de suas atribuições por parte de muitos colegas.
Embora a psicopedagogia em muitos países desenvolvidos como França, EUA, Argentina é uma profissão há muito tempo reconhecida, respeitada e regulamentada e mesmo no Brasil já seja regulamentada, como a Constituição do Conselho Federal e Regionais, na sua área principal de atuação que são as escolas, os meios educacionais, ainda é pouco conhecida ou reconhecida.
A Associação Brasileira de Psicopedagogia ? ABPp, embora tenha sido criada a 17 anos ainda não conseguiu atingir e conscientizar todas as instituições e entidades escolares do interior.
Assim, propõe-se no presente trabalho o delineamento de comparação entre as principais atribuições do psicopedagogo e o que os componentes das escolas pensam a respeito. A variável para isto foi a aplicação de questionários aos professores, entrevista com a direção de um escola de Ensino Fundamental de Londrina como amostragem para averiguar o que conhecem, e o que pensam os professores a respeito do trabalho do psicopedagogo.
Como isso, pretende-se verificar a importância e a dimensão da divulgação do papel do psicopedagogo em relação à instituição escolar.

[...] Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre educador e educando, em que o psicopedagogo precisa assumir sua função de educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e incentivando-o a procurar seu próprio caminho e a caminhar com seus próprios pés. O objetivo do psicopedagogo é o de conduzir a criança ou adolescente, o adulto ou a Instituição a reinserir-se, reciclar-se numa escolaridade normal e saudável, de acordo com as possibilidades e interesses dela. [...]


[...] Verificou-se que para os participantes o papel do psicopedagogo não está bem delineado, que existem resistências e inversões de papéis e até mesmo um certo desconhecimento em relação às atribuições do psicopedagogo. Conclui-se que é preciso um trabalho de base com maior divulgação das atribuições do psicopedagogo, envolvendo não só as faculdades onde funcionam os cursos, mas também a associação, conselhos regionais e outros. Desta forma a psicopedagogia poderá desempenhar as suas atribuições e colaborar para que as crianças e os jovens tenham um futuro melhor. [...]


[...] Parte da premissa que a transmissão do conhecimento seria sempre a aula do professor e a aquisição do conhecimento seria pura memorização desta aula, tende a considerar a criança como semelhante ao adulto num outro ponto onde ela, justamente é diferente. O paradoxal no Ensino Tradicional, é que, embora negue o valor dos esforços espontâneos e extra-escolares da criança e negue, na prática, o valor de sua inteligência, ela a considera com capacidade de assimilação praticamente igual a de um adulto! [...]

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