Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Afetividade: Soluções para a Família e a Escola na Mediação das Dificuldades de Aprendizagem do Aprendente

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
UEG

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
14 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Conceito de Família
    1. A Família Contemporânea no Contexto da Aprendizagem Escolar do Aprendente
  2. Aprendendo e Ensinando com Afeto
    1. As Relações Familiares e os Vínculos Sociais
  3. Inversão de Papéis
  4. Campo da Pesquisa
    1. Breve Relato Sobre a Cidade de Caldas Novas
    2. Os Participantes da Pesquisa
    3. Resultado e Discussão

O presente trabalho partiu da inquietação por parte do autor em relação a participação da família contemporânea no processo ensino/aprendizagem da criança, a problematização gira em torno das muitas dificuldades que são encontradas ao longo do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em uma escola pública da cidade de Caldas Novas. A partir da experiência in loco o autor detectou que uma das dificuldades na aprendizagem encontrada advém da interrelação de pais e filhos. Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa quantitativa utilizando como caminhos a pesquisa bibliográfica e o questionário fechado, com o objetivo de investigar, em consequência da aprendizagem do escolar, as características da família contemporânea, decorrentes do rápido avanço tecnológico, científico e das transformações histórico-sociais, partiu da análise de seus reflexos na dinâmica das relações familiares, no modo de educar os filhos e na aprendizagem escolar. A idéia central é analisar o papel da família, lê-se pais ou responsáveis pela educação da criança, constituinte da sociedade contemporânea como mediadora entre a criança e o mundo, no processo de apropriação de conhecimento.

[...] O adulto é considerado por Vigotsky (1998) como um mediador desse processo como também do processo de desenvolvimento da criança e oferece instrumentos para a apropriação do conhecimento. Porém, a maneira como esse conhecimento será canalizado dependerá dos recursos disponíveis no ambiente, sabe-se que essa ação ocorre de forma individual, variando de uma criança para outra. Vigotsky não está sozinho em relação a esse conceito, Winnicott (1997) considera a família essencial à formação psicológica da criança e uma firmeza de caráter depende da boa estruturação desta formação. [...]


[...] A pesquisa mostrou também que o pai ou a mãe que não tem uma jornada extensa de trabalho se omite em relação ao tempo dispensando aos filhos, ou seja, troca de papel com a escola, deixando esta responsável quase totalmente pela vida do filho na escola ou até mesmo fora dela. Para esses pais a escola é totalmente responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do filho. Quanto aos pais que se preocupam com o desempenho do filho que está com queda no rendimento escolar, tanto os pais quanto às escolas, encaminham para serviços especializados. [...]


[...] Percebeu-se que durante as aulas ou até mesmo em reuniões entre pais e professores havia sempre na pauta o comportamento irregular de determinados alunos Os Participantes da Pesquisa Participaram da pesquisa através de entrevistas a coordenadora pedagógica, duas professoras das salas regulares (de um total de quatro no ensino fundamental e quarenta pais (pai ou mãe) e responsáveis de crianças que apresentaram dificuldades de aprendizagem no decorrer do semestre. Os questionários foram respondidos de próprio punho e abrangeu 100% do total de crianças com problemas de aprendizagem. [...]

Mais Vendidos educação

Brincadeiras e jogos na educação infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  27/07/2007   |  BR   |   .doc   |   26 páginas

O brincar na educação infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Dissertação   |  01/04/2008   |  BR   |   .doc   |   14 páginas

Últimos trabalhos educação

Literatura Infantil em Sala de Aula

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  03/07/2013   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Literatura Infantil

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo   |  18/06/2013   |  BR   |   .doc   |   9 páginas