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Histórias em quadrinhos na sala de aula

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
UNITRI

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
21 páginas
Nível
Para todos
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Ao buscarmos um tema, em Língua Portuguesa, para o nosso Trabalho de Conclusão de Curso, focamos nosso interesse nas várias linguagens que permitem as crianças inserirem-se no mundo letrado. E, dentre inúmeras opções de instrumentos de leitura, decidimos trabalhar com as histórias em quadrinhos (HQ). Afinal, nessa era de comunicação e informação, a sociedade não mais permite leituras que objetivem uma única interpretação, estável e universal, nem mesmo leitores apenas de livros. Pelo contrário, hoje é cada vez mais necessário que o sujeito seja capaz de compreender as variadas linguagens e os múltiplos códigos que o envolvem como, por exemplo, pintura, cinema, teatro, propaganda, histórias em quadrinhos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (Brasil 2000) apontam, como um dos objetivos do ensino fundamental para a Língua Portuguesa, que os alunos sejam capazes de utilizar as diferentes linguagens ? verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal ? como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação. Para isso, defendem os PCN que é preciso a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Nesse sentido, acreditamos que a multimodalidade existente nos quadrinhos facilite e estimule os educandos à prática da leitura, uma vez que o contato com esse gênero textual, leve e agradável, possibilita uma intimidade com o ato de ler.
Entre todas as linguagens que fazem parte do mundo contemporâneo, há uma que realiza a integração entre a linguagem escrita e a linguagem visual: a das histórias em quadrinhos. Estas vêm se consolidando como um importante instrumento de difusão cultural e de formação educacional para pessoas de diferentes faixas etárias. É por meio dos quadrinhos que a maioria das crianças e dos adolescentes entra em contato com as linguagens plásticas desenhadas e com narrativas, iniciando seu contato com linguagem cinematográfica e a literatura, e adquirindo, assim, o gosto pela leitura. Segundo Higuchi (1997, p.53), ?no caso das HQ, a criança poderá ter seu prazer ampliado, desenvolvendo sua capacidade de leitura?.

[...] Produção textual Quanto às atividades de produção textual, estas foram realizadas, durante as aulas, em dois momentos: produção de uma história em quadrinhos e transposição de uma história em quadrinho para um texto em prosa Na primeira atividade a professora solicita que os alunos elaborem uma HQ, reproduzindo a história lida anteriormente (também HQ) da Emília (Anexo 4). Para essa atividade a professora utilizou folhas de ofício (dobradas em formato de revista), lápis de cor e giz de cera. Os materiais foram entregues aos alunos. [...]


[...] No Brasil, a primeira publicação de quadrinhos de que se tem notícia foi o Tico-Tico, surgido em 1905. Era uma revista destinada às crianças e seu personagem principal chamava-se Chiquinho. A atual forma das histórias em quadrinhos, que tiveram origem nos jornais americanos do século XIX, passou a ter um personagem constante, a seqüência narrativa das imagens e o balão com o texto de diálogo. Foi no século XX que os jornais se consolidaram como o veículo ideal para a expansão do alcance das HQ e da sua diversificação. [...]


[...] A análise das atividades desenvolvidas em sala de aula com o gênero HQ foi realizada a partir do levantamento dos elementos que envolvem a prática pedagógica no que diz respeito ao ensino da leitura tais como: a relação dos materiais, de que forma a linguagem dos quadrinhos foi explorada, quais os conteúdos de Língua Portuguesa trabalhados, quais os objetivos didático-pedagógico que norteiam a prática do educador e quais os processos avaliativos adotados. Tais informações foram obtidas por meio de observações de aulas de Língua Portuguesa, nas quais foi utilizado como recurso pedagógico o gênero HQ e para suplementação dos dados, utilizamos as produções realizadas pelos alunos durante as aulas, afinal para além dos dados acumulados, o processo de campo nos leva à reformulação dos caminhos da pesquisa, através das descobertas de novas pistas. [...]

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