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A importância da escola na educação sexual do DM

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
28 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Desenvolvimento psicossexual: a teoria de freud
    1. Fase oral (de 0 A 18 meses)
    2. Fase anal (de 18 meses a 3 anos)
    3. Fase fálica (de 3 a 7 anos)
    4. Fase de latência
    5. Fase genital
    6. Aparelho psíquico - ID, ego mecanismos de defesa
    7. Complexo de édipo e a formação do superego
    8. Período das operações concretas
  2. Pessoas portadoras de necessidades especiais
    1. A deficiência mental
    2. Educação especial na perspectiva atual
    3. Integração educacional no portador de deficiência mental
  3. Definição e classificação das excepcionalidades
    1. Com relação ao deficiente mental

Sabe-se que por muito tempo os deficientes foram vistos e entendidos como seres ?diferentes? que deviam viver às margens dos grupos sociais. Conforme explica CLEMENTE FILHO (1977), os deficientes em algumas épocas eram sacrificados por serem considerados inúteis para a sociedade e incômodo aos seus familiares.
A igreja é que passa a vê-los como pessoas que mereciam caridade e a relacionar os problemas da deficiência como pagamento de pecados.
Na Idade Moderna, com as filosofias humanísticas e a valorização do ser humano foi que tiveram início observações, estudos e experiências sobre os excepcionais e a partir daí que certos casos de excepcionalidade começaram a serem vistos sob o enfoque patológico.
A preocupação com a educação dessas pessoas chega a Idade Contemporânea, porém com atendimento em instituições especiais e segregadas.
Hoje, a preocupação com a educação dessas pessoas é a de que não sejam segregadas e que tenham a oportunidade de adaptação à sociedade e tendo garantido o seu direito de ser diferente, muito embora ainda existem muitos preconceitos para com eles.
Com a evolução dos direitos humanos, ou seja com o liberalismo, em todos os aspectos a pessoa deficiente vem tomando consciência de seus direitos e lutando junto ao governo e associações para que tais direitos sejam garantidos, como muitas vezes deparamos com situações como a gravidez de uma DM (Deficiente Mental) adolescente, ou um ato considerado anormal é imprescindível que busquemos um maior aprofundamento no conhecimento das relações do DM com a sexualidade.
Muitas atitudes ou estados apresentados pelos DM em relação à sexualidade são resultantes de uma total ausência de orientação.
Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a sexualidade humana, sexualidade e deficiência mental e quais as implicações desta sexualidade para as pessoas que convivem com o deficiente mental.


[...] Acredito que a primeira dificuldade que um educador precisa vencer para poder orientar, fornecer uma educação sexual coerente aos Deficientes Mentais é a dificuldade do seu próprio preconceito. Fomos criados acreditando e ouvindo dizer constantemente que o sexo é feio, é pecado, masturbar é pecado, enfim uma infinidade de preconceitos que tiram a nossa espontaneidade, a liberdade até mesmo para orientar. Quanto aos Deficientes Mentais, assim como todos, tem suas fases de desenvolvimento sexual e precisam ser orientados de forma natural e verdadeira. [...]


[...] Uma decorrência fundamental do princípio da normalização é a integração desses indivíduos na instituição escolar e na comunidade em geral. Integração que pode ser percebida como um processo fundamental para o atingimento da normalização. De igual modo, se procurarmos o significado dos termos integração/ integrar, encontraremos as seguintes definições: - integrar ?tornar inteiro?; completar; reunir-se; incorporar-se; juntar-se, tornar-se parte integrante?; - integração ou efeito de integrar-se; ação política que visa integrar em um grupo as minorias . ?(Ferreira, 1986). Para De Lourenço (1985, apud Martins, 1996), integração é o ?processo de incorporar física e socialmente, dentro da sociedade, as pessoas que estão segregadas e isoladas dos outros?. [...]


[...] Entre 18 meses e dois anos de idade, a criança está na sexta e última fase do período sensório - motor, que apresenta um avanço cognitivo muito importante .Nessa fase, pode-se notar o verdadeiro início da capacidade de responder ou pensar sobre objetos e eventos que não são imediatamente observáveis. As crianças começam a inventar novos meios para atingir seus objetivos, através de ?combinações mentais?, isto é , da imaginação e de idéias. ?Pensam ?sobre os problemas antes de partir para sua solução e usam idéias e imagens para inventar novos meios de atingir objetivos. [...]

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