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Estudo das tendências pedagógicas no contexto atual: análise crítica

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
23 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. As tendências pedagógicas
    1. Pedagogia liberal
    2. Tendência liberal tradicional
    3. Tendência liberal renovada progressivista
    4. Tendência liberal renovada não-diretiva
    5. Tendência liberal tecnicista
    6. Pedagogia progressista
    7. Tendência progressista libertadora
    8. Tendência progressista libertária
    9. Tendência progressista ?crítico-social dos conteúdos?
  2. Abordagem educacional
    1. Abordagem tradicional
    2. Abordagem comportamentalista
    3. Abordagem humanista
    4. Abordagem cognitivista
    5. Abordagem sócio-cultural
  3. Apêndice

Fazendo-se um breve histórico sobre essas tendências verifica-se que na escola tradicional as metodologias utilizadas, eram aulas centradas no professor (expositiva, demonstrativa) e exercício de fixação (leitura e cópias). Na Escola Renovada observa-se que a metodologia era presa aos aspectos psicológicos, as atividades centradas no aluno selecionadas a partir de seus interesses e o professor era o facilitador da aprendizagem. Já na escola tecnicista o professor controlava e dirigia as atividades mecânicas de forma rígida e passível de ser programada em detalhes, houve uma supervalorização da tecnologia, sendo esta mais importante e não o professor. Quanto aos alunos, procurava-se reproduzir indivíduos que reagiram aos estímulos de uma forma a corresponder as respostas esperadas. A linha da pedagogia Crítico Social onde os aspectos relevantes é o Social e o Político e a metodologia utilizada vem valorizar principalmente a escola pública que se responsabiliza pelo contato das massas com o saber científico em que o professor é um orientador, mediadora, conhecedor, intelectual e generalista onde o educando passa a ser o centro do processo educacional. Com a implantação de propostas pedagógicas sem um estudo real e aprofundado das verdadeiras necessidades e da situação sócio-econômica regional, vigente no país, na maioria da vezes com resultados não satisfatórios, trazem conseqüências graves a sociedade e aos educadores.

[...] Os princípios, e as normas e as técnicas de ensino são postos em prática através das atividades de planejamento, orientação e controle do processo ensino-aprendizagem. Planejamento: previsão e programação dos trabalhos escolares: características, recursos, objetivos, conteúdo, carga horária, métodos e procedimentos, meios para avaliação e verificação da aprendizagem, bibliografia básica. Orientação: Execução do planejamento. É o que requer mais habilidade do professor, pois, todas as atividades visam a orientar o aluno para alcançar os objetivos propostos. Deve criar situação favorável à aprendizagem, pela motivação através de uma variedade de métodos, recursos e procedimentos. [...]


[...] O conhecimento humano é essencialmente ativo Abordagem Sócio-Cultural Umas das obras referentes a esse tipo de abordagem mais significativa no contexto brasileiro e igualmente uma as mais difundidas é a de Paulo Freire. O fenômeno da preocupação com a cultura popular surge após a Segunda Guerra Mundial. No Brasil, este fenômeno contribuiu a elaboração de uma verdadeira cultura, a partir de motivação existencial, motivação de trabalho, motivação em termos vivenciais, possibilitando uma real participação do povo como sujeito de um processo cultural. [...]


[...] Apesar das várias possibilidades de um ideário pedagógico pode-se classificar as diferentes linhas ou tendências pedagógicas no ensino brasileiro através de cinco abordagem educacionais, conforme (MIZUKAMI, 1983) que considera a Abordagem Humanista, Abordagem Comportamentalista, Abordagem Tradicional, Abordagem Cognitivista e Abordagem Sócio-Cultural como sendo aquelas que, em situações brasileiras, mais possam ter influenciado os professores conforme sua formação, informações adquiridas por meio de literatura e de modelos a que foram expostos ao longo de suas vidas. Algumas abordagens apresentam referencial filosófico e psicológico, outras são intuitivas ou fundamentadas na prática ou imitações de modelos o que implica em diferentes conceituações de homem, mundo, conhecimento, etc . [...]

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